Um domingo de sol, como há muito tempo não se via, animou os turistas que vieram passar o carnaval na Baixada Santista. As praias ficaram lotadas nas primeiras horas deste domingo, quando a temperatura atingiu 30 graus, e assim permaneceram até as 15 horas. Em poucos minutos, as areias pareciam desertos, porque ninguém quis arriscar a permanência nas praias com a presença dos temidos raios e trovões. Em toda a orla, a Defesa Civil do Estado afixou faixas alertando os turistas sobre os riscos de permanecer na praia nessas ocasiões.
Mas quem acordou cedo pode desfrutar muito bem do dia ensolarado, principalmente em Guarujá, onde era impossível encontrar uma vaga para estacionar. Na areia, o congestionamento de guarda-sóis e cadeiras não era diferente, sobretudo na Praia de Pitangueiras, onde a faixa de areia é mais estreita. Na Enseada, a situação não era muito diferente, com legiões de turistas do interior do estado, do sul de Minas e até de Goiás, ávidos por pegar um bronze e relaxar. Os ambulantes fizeram a festa, porque ninguém contestava os preços das bebidas, sorvetes e salgadinhos.
Nos jardins da orla de Santos também dava para observar a euforia dos turistas, que lotavam os quiosques e a famosa Fonte do Sapo, na Praia da Aparecida, onde a movimentação de adultos e crianças era grande. Na Ponta da Praia, muita gente disputava um lugar no Píer do Pescador e na Ponte Edgard Perdigão era grande o movimento de pessoas que queriam fazer o passeio de escuna. Muita gente teve que esperar algum tempo, porque as embarcações não davam conta de tantos interessados e saíam sempre cheias.
As ciclovias instaladas ao longo das praias apresentaram ontem um movimento fora do comum, principalmente agora que a prefeitura disponibilizou bicicletas, que podem ser retiradas em vários pontos da cidade, bastando que o usuário efetue um cadastro e não ultrapasse seu passeio, que é gratuito, em mais de meia hora.
http://www.estadao.com.br