Nesta sexta, máxima prevista é 31ºC, com possibilidade de chuva a partir da tarde.
Umidade mínima do ar piora na capital, ficando em torno de 30% a partir da tarde. (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
A sexta-feira (5) em Belo Horizonte será de calor e mormaço, conforme já vem ocorrendo desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil Municipal, o dia será de céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada à noite. A temperatura mínima foi de 18°C, e a máxima estimada é de 31°C.
O calor acaba prejudicando a qualidade do ar, que fica em torno de 40%, sendo que o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de índice acima dos 60%.
E a previsão de calor com possibilidade de chuva rápida na parte da tarde se repete no fim de semana. No sábado, o dia será de sol e aumento de nuvens, com possibilidade de chuva à tarde. A máxima fica em 30ºC e a mínia estimada é 18ºC.
No domingo, a máxima cai para 29ºC e a mínima 19ºC. seguindo a tendência de calor e possibilidade de precipitação a partir da tarde.
Como há previsão de possiblidade de chuvas, as forças de segurança fazem algumas recomendações. Confira:
Índice pluviômetro
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: