Multa de R$ 50 mil

Stock Car: Justiça determina que PBH suspenda corte de árvores no entorno do Mineirão

Corte estava sendo feito para adaptação das vias, que serão transformadas na pista de corrida

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
29/02/2024 às 17:07.
Atualizado em 29/02/2024 às 18:47
 (Reprodução / Instagram Duda Salabert)

(Reprodução / Instagram Duda Salabert)

A Justiça determinou que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) suspenda imediata o corte de árvores no entorno do Mineirão, na Pampulha, devido à realização da Stock Car no local. O descumprimento da medida vai gerar multa de R$ 50 mil por cada nova espécie suprimida. A decisão cabe recurso.

Por meio de uma Ação Popular, os vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT), solicitaram a paralisação dos trabalhos, iniciados nessa quarta-feira (28), e que geraram protestos na capital. O corte estava sendo feito para a adaptação das vias, que serão transformadas em pista de corrida. 

O documento foi aceito pelo juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (29). O magistrado afirmou que o “corte das árvores poderá acarretar danos irreversíveis para o meio ambiente e para os munícipes”. 

A determinação tem efeito imediato e deverá durar até o julgamento final do processo. A Justiça também acionou o Ministério Público para participar da discussão. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, até o momento, não foi intimada acerca da decisão.

Já as empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras da Stock Car em BH, informaram que vários estudos foram elaborados para a realização do evento. Dentre eles, de topografia, viabilidade técnica, projeção turística e impactos econômico e ambiental. 

O local escolhido leva em conta estudos de engenharia.  Ainda segundo as empresas, várias ações estão sendo feitas para mitigar os impactos. A nota detalha uma a série de ações, como o replantio de 688 árvores e uma "solução permanente" para o impacto sonoro gerado durante a realização de eventos na região.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por