(Reprodução/pixabay)
As regiões Oeste, Sul e Leste poderão avançar para a onda verde do programa Minas Consciente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21), após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, criado pelo governo do Estado, que constatou queda de 32% na taxa de incidência do novo coronavírus no território nos últimos 14 dias.
A taxa de ocupação de leitos e casos da doença por número de habitantes também foi levada em consideração na tomada da decisão. Agora, cidades localizadas nessas regiões - que passaram 28 dias na onda amarela - poderão reabrir estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo. No entanto, as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima devem ser seguidas à risca.
Por outro lado, o Triângulo do Norte e Triângulo do Sul apresentaram piora nos indicadores. Para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, o Comitê optou pela regressão para a onda amarela. Nesta etapa, estão as macrorregiões Leste do Sul, Vale do Aço e Nordeste.
Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral destacou que, apesar de a maioria de Minas estar em uma condição melhor em relação ao novo coronavírus, as pessoas precisam continuar mantendo os cuidados para que a doença não volte a ganhar força.
“Com uma flexibilização maior da sociedade, com as pessoas podendo sair para trabalhar e conviver mais próximas, é fundamental que se mantenha o distanciamento e a higienização e que se utilize a máscara. É isso que vai garantir que nós, a cada dia, venhamos a progredir para a onda verde e retornar com segurança ao novo normal”, disse.
Adesão
De acordo com o gestor, até esta quarta-feira, 656 (76%) municípios aderiram ao Minas Consciente, abrangendo cerca de 13,4 milhões de pessoas.
Sudeste, Noroeste, Centro, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul já estavam na fase mais avançada do plano. Por apresentarem índices controlados, foram mantidas nesta etapa.
Veja abaixo as atividades permitidas na onda verde:
Agora, veja as atividades permitidas na onda amarela:
Atualmente, nenhuma região se encontra na onda vermelha do Minas Consciente. Nessa fase, só são autorizados serviços essenciais, como supermercados e farmácias.