Tem o botão do ESC, mas nunca desligá-lo

07/11/2016 às 19:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:33

Alguns dos novos dispositivos eletrônicos permitem serem desligados pelo motorista.
O “Hill Holder”, por exemplo, é o sistema que segura o automóvel parado na subida mesmo quando o motorista tira o pé do freio. O que facilita extremamente sua arrancada, principalmente no automóvel com câmbio manual, quando o motorista tem que demonstrar habilidade ao deslocar o pé direito do freio para o acelerador (enquanto o esquerdo está acionando a embreagem) sem deixar o carro voltar de ré. Com câmbio automático a operação é mais simples, porém mesmo assim existe o dispositivo. O freio só é desligado alguns segundos depois ou quando o motorista pisa no acelerador. O sistema pode ser desligado em algumas situações, bastando acionar um botão no painel. 

Outro sistema eletrônico recente que pode ser desligado é o “start-stop”, que desliga (e liga) automaticamente o motor quando o carro para por alguns segundos. A finalidade é reduzir consumo e emissões no trânsito urbano. Pode também ser desligado, em algumas situações em que o motorista prefira manter o motor em funcionamento, como num calor extremo, para evitar que se desligue também o aparelho de ar condicionado. Embora o próprio start-stop tenha sensores para ligar o motor se a temperatura interna subir exageradamente.

Sistema de segurança importante é o ESC (ou ESP), o controle eletrônico de estabilidade. Quando é desligado por um comando no painel ou no console, aparece uma luzinha de alerta com o desenho da traseira de um carro e as marcas de um zigue-zague na estrada. O alerta é pela importância deste sistema que evita a derrapagem do carro numa curva. E o perigo de mantê-lo desativado.

Alguns motoristas questionam em que condições pode-se desligar esse dispositivo. A rigor, nunca: só mesmo em situações muito especiais, como, por exemplo, um piloto profissional testando um componente do carro ou numa estrada com neve. Em condições normais, jamais deve-se desligar o controle eletrônico de estabilidade. 

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