Temer promete ministério a Minas

Tatiana Moraes
tmoraes@hojeemdia.com.br
10/03/2017 às 21:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:41

O próximo ministro será mineiro, promete o presidente Michel Temer. A afirmação foi feita em reunião com 21 dos 53 deputados de Minas para reivindicar uma série de questões, na última quarta-feira, em Brasília. Segundo uma fonte que participou do encontro, mas pediu anonimato, o presidente leu a pauta dos parlamentares e, ao fim, em tom “bem-humorado”, afirmou que um interlocutor de Minas será empossado, caso haja vacância em algum ministério.

Desde que assumiu a presidência, em maio de 2016, Temer já perdeu oito ministros: Romero Jucá, Henrique Eduardo Alves, Fabiano Silveira, Marcelo Calero, Fábio Medina Osório, Geddel Vieira Lima, Alexandre de Moraes e José Serra.

Embora o ponto alto da reunião tenha sido a possibilidade de um mineiro ocupar um ministério, demanda recorrente dos deputados, o abatimento da dívida da União pelos créditos da Lei Kandir e investimentos do governo federal no Estado motivaram o encontro.

De acordo com a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), a solicitação de exclusão da dívida de Minas foi encaminhada por Temer ao Ministério da Fazenda. “Temer é muito cauteloso. Como envolve muito dinheiro, ele pediu que o Ministério da Fazenda analisasse o caso com atenção. Estamos esperançosos”, disse.

Com relação aos investimentos em Minas, ela destacou um pedido de revitalização do Rio São Francisco, projeto da própria deputada, e verba para ampliar o Anel Rodoviário. “A revitalização do rio é de extrema importância, principalmente agora, com a transposição”.

Foram apresentadas, ainda, demandas referentes à necessidade de investimentos no metrô de Belo Horizonte, construção do Ferroanel, conclusão das BRs 381, 367, 251 e 265 e aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), os “royalties da mineração”. Conforme a deputada, Temer afirmou que avaliará todos os casos.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por