Tempestade na França deixa 2 feridos e 150 mil lares sem eletricidade

AFP
27/07/2013 às 15:10.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:26

BORDEUS - A violenta onda de tempestades atravessada pela França de sudoeste a nordeste desde a noite de sexta-feira (27) deixou dois feridos em estado grave, 150 mil lares sem eletricidade e milhares de turistas bloqueados em estações de trens.

Além disso, um avião atingido por um raio depois de deixar Paris retornou ao aeroporto na noite de sexta-feira e voltou a decolar após uma inspeção, segundo diversas fontes.

Duas pessoas ficaram gravemente feridas. Uma septuagenária ficou presa entre os escombros de sua casa, atingida pelo campanário de uma igreja em Pauillac (sudoeste), e um carteiro foi atingido por um raio em Nantes (oeste).

Refugiados em suas casas, moradores do departamento de Gironda (sudoeste), o mais afetado de todos, foram testemunhas na noite de sexta-feira de tempestades com raios de rara intensidade, verdadeiras trombas d'água e rajadas de vento que superaram os 120 km/h em alguns locais.

Apenas em Gironda, foi registrada a queda de 14 mil raios, que danificaram instalações elétricas. Fortes ventos provocaram a queda de árvores sobre as redes elétricas, o que provocou apagões. Também ocorreram danos em estradas, ferrovias, telhados e automóveis.

A tempestade se dirigiu posteriormente ao norte. Neste sábado às 12h00 locais (07h00 de Brasília) cerca de 100 mil casas estavam sem energia elétrica na França.

As árvores que desabaram nas vias perturbaram seriamente a circulação dos trens, num momento em que muitos franceses saem de férias, em particular entre Paris e Bordeaux, onde foi suspensa a circulação dos trens de alta velocidade até o início da tarde deste sábado.

Segundo a empresa ferroviária SNCF, uma "violenta tempestade" provocou a queda de "centenas de árvores" sobre os trilhos.

Em Paris, um avião da companhia Air Méditerranée que havia decolado do aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle foi atingido por um raio na noite de sexta-feira.

A aeronave retornou ao aeroporto, de onde voltou a decolar posteriormente rumo a Beirute, depois de passar por uma inspeção.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por