(Marcelo Prates/Hoje em Dia/Arquivo)
As tempestades acompanhadas de ventos fortes e raios dos últimos dias acendeu o alerta para da prevenção neste período chuvoso, que começou em setembro e prossegue até março de 2023.
Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo.
Por isso é preciso estar atento a pequenos cuidados para evitar acidentes que podem levar à morte. Procurar locais seguros, como um estabelecimento comercial, e não ficar debaixo de árvores ou postes, que podem atrair a descaga atmosférica e eletrocutar quem esteja próximo, estão entre as dicas de prevenção da Cemig.
Equipamentos eletrônicos
A orientação para evitar danos em eletrodomésticos é retirar os equipamentos das tomadas durante as tempestades. Mesmo com com a proteção da rede elétrica, um raio pode atingir o circuito na rua ou cair próximo à residência e induzir uma sobretensão acima do suportado pelos aparelhos, causando danos materiais e até risco de incêndios e choque elétrico.
Fios partidos
Em caso de fio partido caído na rua, a pessoa não deve se aproximar e nem tocar o cabo para evitar acidentes e descarga elétrica.
Nos casos envolvendo veículos, os ocupantes devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.
Caso o carro não esteja danificado e funcione normalmente, a orientação da Cemig é para que motorista movimente o veículo para um local longe do fio partido e, somente depois de ter certeza de que o fio não está mais no veículo, desça e ande para o mais distante possível do local onde está o fio partido. É importante ligar imediatamente para a Cemig no 116 ou o 193.
Árvores ou galhos
Em função dos fortes ventos é possível que galhos de árvores se quebrem e arrebentem a fiação da rede elétrica. Nestes casos, a orientação é nunca retirar os galhos de árvores de passeios ou ruas e chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente.
A Cemig esclarece que a fiação pode estar energizada no meio dos galhos de árvore, deixando a fiação, energizada ou não, escondida. Ao tentar retirar o galho de árvore, a pessoa corre o risco de sofrer um choque elétrico que pode provocar graves queimaduras ou até morte.