Obras de revitalização

Tempo de espera no metrô de BH vai dobrar a partir de quinta-feira

Intervalo entre as viagens muda durante 10 dias para obras de revitalização

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
13/11/2024 às 11:13.
Atualizado em 13/11/2024 às 14:05
Nos horários de pico - das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h -, os trens irão passar a cada 13 minutos (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Nos horários de pico - das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h -, os trens irão passar a cada 13 minutos (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Passageiros do metrô de Belo Horizonte devem ficar atentos às mudanças na operação do sistema a partir de quinta-feira (14). Durante dez dias, o intervalo entre as viagens vai praticamente dobrar nos dias úteis. A mudança temporária se deve à continuidade das obras de revitalização. Nesta etapa, as intervenções estão concentradas entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza, na região Leste da capital.

A obra será iniciada às 23h, ou seja, após o horário operacional. Portanto, não haverá impacto para os passageiros, que poderão observar as mudanças a partir de sexta (15).

Nos horários de pico - das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h -, os trens irão passar a cada 13 minutos. Hoje, as partidas acontecem de 7 em 7 minutos. No restante do dia, o intervalo passará a ser de 20 minutos, contra os atuais 15. Não haverá mudança aos sábados, domingos e feriados, quando o modal também opera com 15 minutos durante todo o dia.

Além disso, os usuários que estiverem na estação Santa Tereza, durante os períodos de maior movimento, deverão realizar uma baldeação — desembarcar do trem e embarcar no lado oposto — para prosseguir com a viagem. Nos horários de menor movimento, não haverá necessidade da medida.

As mudanças estão previstas para terminar somente em 24 de novembro. Conforme a Metrô BH, concessionária responsável pelo meio de transporte, a escolha da data leva em consideração dois feriados nacionais - dia 15, Proclamação da República, e dia 20, Consciência Negra -, em que se espera menor fluxo de passageiros. 

“Essa estratégia busca minimizar os impactos da operação especial sobre o cotidiano dos usuários”, informou a empresa, que prometeu reforçar a comunicação com avisos sonoros, cartazes e o suporte de colaboradores nas estações afetadas. O meio de transporte foi privatizado em dezembro de 2023.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por