Tempo de estocar alimento para o gado

Jornal O Norte
08/05/2007 às 19:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:04

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Em época de entressafra do leite os produtores se atêm à alimentação do gado. Conforme alertou o técnico em agropecuária da Emater, José Arcanjo Marques, com a chegada do período da seca, é importante que seja preparada a silagem, o feno e tudo que pode ser armazenado para enfrentar a temporada.

Para o pesquisador da Embrapa gado de leite, Leovegildo Matos, gado leiteiro tem que se alimentar de capim e receber quantidades significantes de proteínas. Ele lembra que o produtor tem ter consciência de que comida de vaca é capim, acima de tudo.




Produtos caros não são os mais indicados


em alguns casos, diz pesquisador


Os minerais também são importantes assim como alerta Fernando Carvalho, veterinário que trabalha com suplementação animal e formulação dos produtos de uma empresa especializada em produção de sementes e nutrição animal.

Em sua visão o gado precisa de fósforo, selênio entre outros minerais para que não se acarretem problemas mais graves oriundas da falta de uma alimentação balanceada.

Segundo a Lallemand Animal Nutrition, empresa canadense especializada na produção de bactérias, leveduras e derivados microbiológicos, a deficiência desse mineral, selênio, nas fêmeas é normalmente acompanhada por redução de fertilidade, aumento no número de natimortos, produção de leite de menor qualidade durante os primeiros dias pós-parto e alta incidência de MMA-metrite-mastite-agalactia.

O veterinário da Embrapa contou em palestra que proferiu em Montes Claros, que existem muitas formas de fazer com que o rebanho ganhe peso e seja saudável. Mencionou que a maioria dos produtos muito caros não presta e que o produtor deve se ater a isso. As doenças também podem ser impedidas de chegar à propriedade.

- Em alguns lugares, principalmente cidades próximas da Bahia há um grande problema com botulismo, sendo que a farinha de ossos é uma prática intensa nessas regiões. Não adianta, o produtor querer fazer as coisas sem medir as conseqüências, há doenças que podem ser evitas.

Sobre o botulismo, especialistas dizem que seus sintomas se dão por visão dupla, modificação da voz, boca seca e fraqueza muscular descendente, que começa do alto do corpo com dificuldade para engolir, por exemplo, e se espalha para os membros e as partes inferiores. Os sintomas são sentidos dentro de seis horas a duas semanas após exposição à bactéria. A morte pode ocorrer em 24 horas, provocada por paralisia dos músculos respiratórios.

Arcanjo contou à reportagem de O Norte que a alimentação é à base de tudo. O capim, conta, precisa receber mais nutrientes, haja vista que o gado em algumas vezes ingere pasto fraco de proteínas. Em alguns casos, o pasto seco pode ter sua serventia, basta, para isso, que se coloque mais minerais para que o gado sinta vontade de comê-lo. Em toda propriedade deve ter uma base de suplementação alimentar concisa onde o gado ganhe peso - conclui.

- Os produtores precisam ficar atentos às novidades que o mercado tem oferecido, desde o lançamento de insumos ao maquinário necessário, ao melhor andamento da propriedade. A região tem clima e solos favoráveis ao plantio de capim, bastando para isso feitura de análise de solo, a fim de levantar o potencial de cada área para saber com precisão o adubo a aplicar naquele terreno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por