(Divulgação / Prefeitura de Machacalis)
A Prefeitura de Machacalis, no Vale do Mucuri, decretou nesta sexta-feira (09) estado de calamidade pública em decorrência da forte chuva que causou estragos na cidade na quinta-feira (8). Pelo menos 100 casas ficaram totalmente destruídas. O bairro Área foi o mais afetado pelo temporal.
Segundo o prefeito Mauro Roberto Francisco Batista, as águas do rio Água Branca tomaram conta de ruas e avenidas da cidade. “Casas foram inundada, houve destelhamento de algumas residências, além de quedas de muros e deslizamentos de terras”, conta.
Ainda de acordo com o prefeito, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com a Defesa Civil, contabilizam os desabrigados e desalojados. Até o momento, 50 famílias estão sem moradia na cidade. “São locais onde nada ficou de pé. Tudo foi destruído pela força da água”, completa o prefeito.
A estimativa da Defesa Civil é que em apenas quatro horas de chuva, a cidade recebeu mais de 150 milímetros de água. “Para uma cidade pequena, este volume de chuva é mutio alto”, avalia Batista.