A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 40%
Temperatura e BH fica entre 19,9°C e 34°C (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
A capital mineira amanheceu com um cenário de instabilidade atmosférica nesta terça-feira (10). De acordo com a Defesa Civil, o dia será de céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva, raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde. O volume esperado de precipitação é de 15 milímetros.
A temperatura mínima registrada na capital foi de 19,9°C, enquanto a máxima estimada é de 34°C. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 40% à tarde.
A causa para esse tempo instável é uma área de baixa pressão, conhecida como cavado, que se encontra sobre Minas. Esse fenômeno atmosférico, associado à passagem de uma frente fria, favorece o desenvolvimento de nuvens de tempestade, principalmente nas regiões Central, Noroeste, Triângulo, Sul e Zona da Mata do Estado.
As pancadas de chuva, típicas da primavera, devem ocorrer entre a tarde e a noite, de forma isolada.
Ainda segundo a previsão, enquanto a maior parte do estado está sob alerta de chuvas e trovoadas, o Norte e extremo Norte de Minas enfrentam uma situação oposta, com alerta de muito calor e baixa umidade do ar, podendo chegar abaixo dos 30%.
A partir de quarta-feira (11), a tendência é de aumento da nebulosidade e redução das temperaturas máximas.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: