Termina prazo para transferência de celular para GSM

Jornal O Norte
08/10/2009 às 10:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:13

Janaína Gonçalves


Repórter

Desde a escolha da Anatel pela frequência de 1,8 GHz para abrigar as bandas C, D e E do SMP - Serviço móvel pessoal  no Brasil, conhecido internacionalmente como PCS, a indústria, antes dividida na disputa entre 1,8 GHz e 1,9 GHz, passa a falar a mesma linguagem, correndo contra o tempo para capacitar-se na tecnologia digital GSM - Global system for mobile communication, a única possível nessas novas bandas.

(foto: XU MEDEIROS)





Anatel exige mudança de celulares de TDMA para GSM.

Assim, quando as operadoras da banda C começarem a investir no projeto e na instalação de suas redes GSM, os grandes provedores de infra-estrutura e terminais para a telefonia móvel estarão prontos para fornecer a maioria dos produtos a partir de suas unidades industriais instaladas no Brasil. Enquanto não se realiza o leilão, previsto para janeiro de 2010, as empresas investem no treinamento de técnicos no exterior e preparam suas linhas de produção para atender à demanda prevista para esse novo serviço. Segundo estimativas, o SMP vai representar 20% dos 58 milhões de assinantes móveis até 2015.

De acordo como o vendedor de celular da rede Ponto Frio em Montes Claros, Wagner de Almeida Leite, a tecnologia mais usada no mundo - o GSM - está presente em 153 países, com um total de 387 operadoras e 331,5 milhões de assinantes, de acordo com os dados da Associação de GSM divulgados em junho. A decisão da Anatel vai permitir a disputa desse mercado por empresas que, antes, não tinham tradição em prover equipamentos para a telefonia móvel no Brasil, e terminou no mês passado.

- Então, evite comprar um aparelho com a tecnologia TDMA. Embora a empresa negue categoricamente, todos os sinais indicam que a venda de telefones móveis desse tipo não vai durar muito no país. Tudo por causa da estreia da rede GSM da operadora. Os celulares GSM já estão à venda em planos pós-pagos e pré-pagos, e já estão sendo substituídos os modelos TDMA - explica.

Outra indicação que confirma essa mudança, conforme a Anatel- Agência nacional de telecomunicações. Antes de vender aparelhos, os fabricantes precisam de uma autorização do órgão, a homologação. Neste ano, apenas dois telefones TDMA foram homologados na Anatel, contra 25 GSM; no ano passado, foram 26 contra 40.

O técnico de futebol feminino Antônio Durães foi a uma loja por que queria mudar o seu celular TDMA para o GSM, podendo continuar com o mesmo número. Mas caso a rede não cubra a área, o cliente terá que optar por outra operadora.

- Mês passado fui até uma loja para mudar o meu celular, caso contrário perderia o número - diz.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por