Em visita ao local

Terreno do aeroporto Carlos Prates pode virar um 'novo bairro' de BH, diz prefeito

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/04/2023 às 15:28.
Atualizado em 18/04/2023 às 15:32
O prefeito de BH caminhou por vários locais do terreno (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O prefeito de BH caminhou por vários locais do terreno (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O terreno onde por quase 80 anos funcionou o aeroporto Carlos Prates, no bairro de mesmo nome, região Noroeste, pode se tornar um novo bairro de Belo Horizonte. Pelo menos essa é a ideia do prefeito Fuad Noman (PSD), que esteve no local na tarde desta terça-feira (18) acompanhado de um arquiteto.

As obras podem ter início ainda neste primeiro semestre, dependendo, somente, de um plano de ocupação e da transferência oficial do terreno para a PBH - até o momento, apenas o aeroporto foi entregue ao município. Também está nos planos uma conversa com a comunidade a respeito do que ela espera para a área.

"Viemos para avaliar e ter um primeiro esboço a respeito do que podemos implantar e onde. A conversa é muito inicial, mas viemos, de fato, colocar o pé no chão. Tão logo o governo federal passe para a gente a posse do terreno - por enquanto temos a do aeroporto - já possamos iniciar com algumas obras. Nosso grande objetivo é criar para a comunidade do entorno áreas de lazer, parque, quadras de esporte, UPA, escola infantil... É criar um bairro novo praticamente", destacou Fuad Noman.

Ainda de acordo com o prefeito, as obras serão feitas por etapas devido ao tamanho da área e das possibilidades para o local. Fuad citou que a construção de moradias populares é o principal foco - entre 1,5 mil e 2 mil - , mas deve ser acompanhada de toda uma estrutura, principalmente viária.

Prefeito Fuad Noman e arquiteto Gustavo Penna em visita ao terreno onde funcionou o Aeroporto Carlos Prates (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Prefeito Fuad Noman e arquiteto Gustavo Penna em visita ao terreno onde funcionou o Aeroporto Carlos Prates (Fernando Michel/Hoje em Dia)

"As cidades contemporâneas desafiam todo mundo. É preciso de pensar em algo que caiba tudo, criar conexões para os bairros consigam viver aqui dentro", salientou o arquiteto Gustavo Penna, que esteve acompanhando o prefeito na visita ao (agora) antigo Aeroporto Carlos Prates.

Início das obras
Em relação ao prazo idealizado pela PBH para início das obras, Fuad Noman espera que a promessa de entrega do terreno seja cumprida no mesmo tempo que a do aeroporto - entre 30 e 40 dias.

"Já estive em Brasília semana passada e me prometeram acelerar o processo, existe toda uma burocracia. E, a partir dessa conversa, é que vamos saber o que é mais fácil fazer priemiro com um plano de ocupação. Se me entregaram em 30, 40 dias e tivermos plano de implantação, primeira fase começará imediatamente, dependendo do plano de implantação - feito a partir destes estudos. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por