(Luiz Costa - Hoje em Dia)
Ela se define uma pessoa tímida, apesar do sorriso aberto e receptivo com que nos recebe, no seu novo espaço, o Tetê Rezende Unique, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de BH.
A empresária Tetê Rezende é dona de uma trajetória profissional de sucesso, um casamento dos sonhos, que já dura 32 anos, e mãe de três filhos “artistas”. Ainda assim, guarda uma simplicidade cativante.
Ser o foco das atenções de fato lhe gera um certo constrangimento. Enquanto conversamos sobre carreira, família, estilo e projetos, sua mão esfrega nervosa o sofá que adorna a requintada sala de noivas do atelier couture.
História
Tetê conta que nasceu entre véus e grinaldas. A mãe, Conceição Rezende, costureira de mão cheia, foi pioneira em fazer vestidos e alugar para as clientes.
A primeira loja foi aberta por ela em 1977. Nessa época, Tetê estudava engenharia, mas sempre flertou com o universo de leveza e arte que a costura evoca.
“Eu acho, depois que tive meus filhos, que eu sempre fui artista, mas não sabia. Porque eu gerei três artistas, então, tem que sair de algum lugar”, brinca.
Mais velha de seis irmãos, quando a loja da mãe começou a crescer, ela deixou guardado num cantinho especial a engenharia e foi ajudar. Começou na administração do empreendimento, mas rapidamente passou a pesquisar materiais, tecidos e depois, em 1989, quando abriram a loja da Savassi, começou a também desenhar.
Em 1993 Tetê se mudou para Lisboa, em Portugal, para acompanhar o marido numa nova proposta de emprego. Mas nem o oceano a afastou dos negócios da família. A irmã Patrícia Rezende assumiu a criação e ela, lá de longe, pode agregar ainda mais.
“Nesse momento a gente cresceu muito, porque eram poucas as ofertas, no Brasil, do que vinha de fora. Comecei a trabalhar muita renda, antecipava as coleções. Eu já não desenhava na frente da noiva, mas trazia as informações, que não chegavam na velocidade de hoje”.
“Eu quero atender a noiva, a mãe, a madrinha, mas também quero atender a uma mulher moderna, mineira, diferente daquela tão uniforme. Quando você vai num lugar e está todo mundo vestido igual. Eu quero atender uma mulher com personalidade”, define o conceito da loja recém-inaugurada Tetê Rezende Unique.
Culto ao simples
Básica, sem deixar de ser elegante, Tetê cultua o simples. “Eu gosto das pessoas que mostram mais o que são do que o que vestem”.
O visual de Tetê é exatamente assim. Sua paleta preferida de cores, para se vestir, transita entre o preto, azul, nude e cinza. Mas o sorriso sempre estampado no rosto é o seu colorido.
Tetê também não abre mão dos detalhes. É apaixonada por óculos, os preferidos são das marcas Miu Miu, Balenciaga e Ford Mikita. Os anéis, brincos e bolsas também não faltam no seu look.
Receosa em não parecer ostentar, ela cita grifes queridas, como Celine, Marmi e Hermés. “Eu tenho gosto por um artista que cria coisas bonitas. É mais do que a grife”, deixa claro.
Outra paixão é o designer. Tanto que, junto com a filha, Paula Rezende, abriu recentemente, ao lado do ateliê, a BoConcept, primeira loja da franquia global de mobiliário dinamarquês no Brasil. “Hoje, acho que as pessoas estão ficando mais em casa, tem a questão da insegurança Então, você tem que ter em casa peças que você gosta”, justifica.
Confira a galeria de imagens: