(AFP/GERARD JULIEN)
Obstinado por títulos e marcas pessoais, Cristiano Ronaldo é mais uma vez a principal esperança do sempre favorito Real Madrid na Liga dos Campeões. A busca pelo bicampeonato consecutivo e 12º troféu na história do clube mais vencedor do torneio começa hoje, às 15h45, contra o Sporting.
O primeiro adversário merengue no Grupo F é justamente o time que revelou o português para o mundo. “É uma equipe que levo no coração, que me formou como homem e jogador. Será uma partida especial, mas agora represento o Real Madrid e espero ganhar”, disse o astro lusitano ao site da Uefa.
Tetracampeonato
De Lisboa, o camisa 7 embarcou para Manchester (Inglaterra), onde conquistou a primeira “orelhuda”, com a camisa do United, na temporada 2007/08.
Agora, recuperado de lesão, Cristiano almeja a terceira taça pelo Real para igualar-se em número de títulos ao arquirrival Lionel Messi. O argentino já foi quatro vezes campeão da Champions com o Barcelona, junto com Piqué, Iniesta e Xavi (este último já deixou o clube catalão).
Bola de Ouro
Por falar em Messi, CR7 não esconde a disputa pessoal com o argentino pelo posto de principal jogador de sua geração.
Neste ano, o atual segundo melhor do mundo já deu dois passos gigantescos para voltar a faturar a Bola de Ouro, ao vencer a própria Champions da temporada 2015/16 e ainda liderar Portugal ao inédito título da Eurocopa.
Uma boa campanha nesta primeira fase da Liga certamente deixará Cristiano ainda mais em vantagem na corrida pelo prêmio da Fifa. Se for eleito, o atacante português chegará a quatro troféus individuais (já ganhou em 2008, 2013 e 2014), apenas um a menos que o rival do Barcelona.
Recordes
Dentre as metas que motivam o camisa 7 no maior torneio de clubes do planeta está ainda a artilharia. Com 94 tentos, Cristiano é o maior goleador da Champions e pretende ser o primeiro jogador da história a romper a barreira dos cem gols ainda nesta primeira fase.
"Ele tem tudo para fazer isso. De cara para o gol, quando tem uma chance, é sempre perigoso", afirmou em entrevista coletiva o técnico do Real, Zinedine Zidane.
O português é o único artilheiro de cinco edições diferentes da competição, em 2007/08 (ainda pelo Manchester United) e nas quatro últimas, tendo empatado com Messi e Neymar em 2014/15.
Cristiano é ainda o detentor das duas maiores marcas do torneio, com 17 gols em 2013/14 e um a menos na edição passada.