Thiago Pereira na final dos 400 m medley com 4º melhor tempo

AFP
28/07/2012 às 08:33.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:54
 (François Xavier Marit/AFP)

(François Xavier Marit/AFP)

LONDRES - O brasileiro Thiago Pereira garantiu vaga na final dos 400 metros medley dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, na manhã deste sábado (28), com o quarto melhor tempo da fase de classificação.

O nadador de Volta Redonda, que busca a primeira medalha olímpica, foi o segundo colocado na terceira série classificatória, com o tempo de 4:12.39, atrás do japonês Kosuke Hagino, o mais rápido das eliminatórias com 4:10.01.

"Me senti bem, tive boas sensações em cada estilo e fiquei feliz com meu tempo. Nadei 4.12 agora de manhã e espero nadar 4.10 ou até abaixo à tarde", declarou Thiago.

"Na primeira caída sempre tem aquela ansiedade. Querendo ou não a gente sempre quer saber como está depois de todo este tempo de treinamento", afirmou.

Na final, Thiago terá como adversários, além do japonês Hagino, os americanos Michael Phelps, que busca o tricampeonato olímpico na prova, mas passou para a final apenas com o oitavo tempo, e Ryan Lochte.

"Já sabia que o Hagino seria um concorrente sério. Na minha opinião, os oito que estão na final tem grandes chances de subir no pódio. Vou ter que dar meu máximo conquistar a medalha", completou.

Vencedor de seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, Thiago quer, aos 26 anos, concretizar o sonho do pódio olímpico em sua terceira participação no evento, depois de Atenas-2004 e Pequim-2008.

Há quatro anos, em Pequim, ele disputou os 400m medley, mas terminou a prova na oitava posição. Nos 200 medley, prova que disputará nesta quarta-feira em Londres, ficou em quarto na China.

Com o resultado de Guadalajara, Thiago entrou para a história do esporte brasileiro com um total de 12 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze em três edições dos Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011).

Em agosto de 2011, o nadador fluminense se juntou à equipe PRO 16, criada no início do ano pela maior estrela da natação brasileira, César Cielo, para treinar com o técnico Alberto Silva, o Albertinho.

No mês de maio, durante o troféu Maria Lenk, Thiago chegou a comentar que não se incomodava com o fato de ter a concorrência de monstros sagrados como Phelps e Lochte (ouro e bronze em Pequim), além do húngaro Lazlo Cseh (prata na China).

"Muita gente me pergunta se eu queria ter nascido numa geração diferente, porque são três grandes nadadores de medley, mas digo que estou muito feliz de fazer parte deste momento em que são quebradas várias marcas históricas", explicou.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por