(Bruno Cantini/Washington Alves/Divulgação)
Após os duelos de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, Atlético e Cruzeiro voltam a campo neste sábado, véspera da eleição municipal, “fazendo campanha” pelo título e pela permanência na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, respectivamente.
Enquanto o Galo encontra a Ponte Preta pela quarta vez nesta temporada, às 16h30, no estádio Moisés Lucarelli, a Raposa recebe o Grêmio, às 18h30, no Mineirão, em busca de uma revanche pela derrota por 2 a 0 sofrida na 9ª rodada.
Devido à votação no domingo, as partidas da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro serão disputadas no sábado. As únicas exceções são os jogos Santa Cruz x Palmeiras e Coritiba x América, marcados para a segunda-feira (3).
Reduto eleitoral
Em alta no segundo turno, o Atlético precisa melhorar o aproveitamento de apenas 38,4% como visitante (o pior índice entre os principais concorrentes), uma vez que não vence fora de casa há quatro rodadas, desde o triunfo por 2 a 1 sobre o São Paulo.
Para manter-se na briga pelas primeiras colocações, o time alvinegro espera repetir o bom desempenho obtido na vitória por 3 a 0 sobre a Macaca, no Independência, com gols de Donizete, Cazares e Carlos. Nos dois outros duelos, pela Copa do Brasil, apenas conseguiu empatar com o time do interior paulista, saindo atrás no placar em ambas as ocasiões.
Com o atacante Fred novamente à disposição (ele não pode ser relacionado na Copa do Brasil, por já ter defendido o Fluminense), segue a disputa entre ele e Lucas Pratto pelo cargo de centroavante titular. Patric contra Carlos César, na lateral direita, e Donizete contra Júnior Urso, no meio de campo, também disputam o voto do técnico Marcelo Oliveira.
O time alvinegro vem de duas vitórias, ambas como mandante: por 3 a 1, sobre o Internacional, pela 27ª rodada do Brasileirão; e por 1 a 0, diante do Juventude, no confronto de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Queda nas pesquisas
De volta à zona de rebaixamento, o Cruzeiro aposta no péssimo momento do Tricolor gaúcho, com apenas uma vitória nas últimas sete partidas. No primeiro turno, a Raposa foi a Porto Alegre e, debaixo de forte neblina, foi derrotada pelo então terceiro colocado do campeonato, com gols de Douglas e Luan.
Ao contrário do arquirrival, o time azul se preocupa é com o rendimento diante da própria torcida, pois amarga atualmente o posto de pior mandante do Brasileiro, com míseros 35,8% de aproveitamento em casa.
No clube celeste, a opinião pública segue dividida em relação ao lateral-direito Lucas. Nesta partida, ele ganhará concorrência novamente, pois o reserva imediato Ezequiel está de volta após ter sido vetado da Copa do Brasil, também por já ter defendido outro time na competição.
O Cruzeiro vem de duas derrotas, ambas como visitante: por 2 a 1, de virada, para o Flamengo, pela 27ª rodada do Brasileirão; e pelo mesmo placar, diante do Corinthians, no confronto de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil.