(Jefferson Bernardes/VIPCOMM )
“Vou me esforçar o máximo para ver pelo se eu consigo assistir o treino pelo menos de longe. É uma oportunidade única para todos nós”. O relato do eletricista José Maria evidencia o sentimento dos milhares de moradores do bairro Jardim dos Comerciários, em Venda Nova.
O pacato local, de residências humildes, terá sua rotina mudada nesta sexta-feira, quando receberá a badalada Seleção Brasileira, liderada por seu principal astro Neymar. O time verde e amarelo vai treinar no Sesc Venda Nova, campo de treinamento credenciado pela Fifa a partir de 13h.
A presença dos craques da seleção canarinho não é novidade no local. Na Copa das Confederações, Felipão comandou uma atividade no remodelado CT às vésperas do confronto contra o Uruguai, pelas semifinais.
A breve permanência dos craques brasileiros virou um motivo de orgulho para os moradores da região, que já tiveram a “visita” nessa Copa de jogadores consagrados, como o chileno Alexis Sanches, do Barcelona, e o belga Hazard, do Chelsea.
O Sesc foi o local escolhido pelo Chile para realizar seu treinamento aberto ao público. Já a seleção da Bélgica treinou no local dois dias antes do embate contra a Argélia, no Mineirão.
Agora, com a Seleção Brasileira de volta após um ano, a promessa é de uma verdadeira festa. Casas estão sendo enfeitadas de verde e amarelo para receber Neymar e cia.
“Agora a relação é totalmente diferente em comparação a Copa das Confederações. É Copa do Mundo. Os moradores já estão mobilizando uma festa. A rua para e fica praticamente intransitável”, conta o lanterneiro Valdir Ferreira, vizinho do clube.
LOGÍSTICA
Segundo a CBF, a escolha pelo Sesc foi pela logística, já que o campo fica mais próximo do hotel onde a equipe está instalada. O Brasil não treinará no Mineirão a pedido da Fifa, para preservar o gramado do estádio.
Antes dos trabalhos, no entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari terá queir ao Gigante da Pampulha para conceder entrevista coletiva, às 11h30.
A previsão é que a Seleção desembarque no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, às 20h30. De lá, o time segue direto para o hotel, localizado na avenida Cristiano Machado.
No dia do jogo, no sábado, o Brasil deixará o hotel rumo ao estádio às 11h. O retorno ao Rio de Janeiro está marcado para às 17h30.