(Arquivo)
Foi suspensa nesta sexta-feira (18) a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, no sentido de Barão de Cocais, na região Central do Estado, até Cariacica, no Espírito Santo. De acordo com a Vale, responsável pelo serviço, a medida se deu após a ocupação da linha por manifestantes em Resplendor, no Rio Doce, na noite dessa quinta-feira (17).
Segundo a mineradora, as reivindicações dos manifestantes não têm relação com a operação da ferrovia. O grupo já está sendo ouvido pela Fundação Renova, criada para gerir e executar os programas e as ações de reparação e indenização às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, e que pertencia à Samarco.
A empresa reforçou o compromisso com a segurança das pessoas e das operações na linha férrea. Explicou ainda que os passageiros afetados pela paralisação podem remarcar o bilhete ou pedir reembolso do valor da passagem em até 30 dias. As informações sobre medidas a serem tomadas podem ser consultadas pelo "Alô Ferrovias", no telefone 0800 285 7000; ou pelo WhatsApp (27) 99503-5918.
A operação no sentido contrário, de Cariacica até Barão de Cocais, está mantida, segundo a Vale, e o fluxo deve ser normalizado ainda neste fim de semana.