escala reduzida

Trens do metrô circulam com intervalores maiores neste feriado da Independência

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/09/2022 às 08:22.
Atualizado em 07/09/2022 às 08:22
Metrô de BH circula com intervalos maiores nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro (MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Metrô de BH circula com intervalos maiores nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro (MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Neste feriado nacional do Dia da Independência, o metrô de BH funciona com intervalos de 20 minutos até às 12h. Depois deste horário, o intervalo aumenta um pouco e passa para 25 minutos, como ocorre aos sábados, em cumprimento à Liminar deferida pelo TRT-MG em Audiência de Conciliação no dia 25/08. A Ordem judicial determinou o “funcionamento diário de 60% dos trens, observada a totalidade da escala prevista”, enquanto durar a greve dos metroviários.

Vale lembrar que, no ano passado, diante das medidas de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19, não houve o desfile oficial de 7 de setembro. E o horário de funcionamento do metrô seguiu os intervalos de sábado, quando uma média de 50 mil usuários usam o serviço.

Neste ano, com o avanço da vacinação e a melhora dos índices da pandemia, a partir das 8h, o tradicional desfile cívico-militar volta a ser realizado na Avenida Afonso Pena, provocando alteração na circulação do tráfego, com diversos desvios e interdições de vias, além de mudanças em pontos de embarque e desembarque de ônibus. Além disso, o comércio tem autorização para funcionar.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) , os metroviários em assembleia na quinta-feira (01/09), decidiram por continuar o movimento paredista e manter o  cumprimento da Liminar, nos mesmos moldes que está sendo feito desde o dia 27/08. 
 
Antes da greve, a média de usuários em dias úteis no sistema estava em mais de 100 mil. Já aos sábados, o número de passageiros ultrapassava 50 mil. Nos domingos e feriados, cerca de 30 mil pessoas utilizavam o metrô.

Durante o movimento paredista, as bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. 

Os intervalos entre trens foram aumentados, para cumprimento da liminar: nos dias úteis, o intervalo será de 9 minutos nos horários de pico e 25 minutos nos outros horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o horário de pico da tarde é das 16h30 às 19h.

Aos sábados, os trens terão intervalo de 20 minutos até 12h (meio dia) e 25 minutos após esse horário. Aos domingos e feriados, o intervalo entre trens será de 32 minutos, durante todo o dia.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por