Na região Central de Minas, seis aparelhos foram instalados, com limites de velocidade que vão de 60 km/hora a 100 km/hora
(Redes Sociais/EPR Via Mineira/Divulgação)
Oito novos radares instalados na BR-040, no trecho entre Nova Lima e Santos Dumont, começam a "multar para valer" nesta sexta-feira (18). Os equipamentos já estão distribuídos ao longo de 191 km da rodovia e começam a autuar motoristas que excederem o limite de velocidade. Somente na Grande BH, são três, com limites de velocidade que vão de 60 km/hora a 100 km/hora.
Em Nova Lima, na região metropolitana da capital, nos quilômetros 545 e 551 da BR-040, dois novos radares marcam o limite de 100 km/hora para veículos leves e 80 km/hora para os pesados, no sentido Juiz de Fora.
Já em Itabirito, no quilômetro 589,9, no sentido capital, a velocidade máxima permitida cai para 60 km/hora.
(EPR Via Mineira/Divulgação)
Entre os dias 6 e 7 de julho, os radares registraram aproximadamente 3.000 motoristas transitando acima do limite de velocidade em apenas 24 horas. Os flagras ocorreram no período em que a nova sinalização de velocidade já havia sido implementada, mas os equipamentos ainda não estavam emitindo multas.
A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração do trecho, classificou o número de infrações como "preocupante" e alertou para os riscos associados ao desrespeito às normas de trânsito. As placas indicando os novos limites de velocidade já foram instaladas em toda a extensão abrangida pelos radares.
A instalação dos novos equipamentos, que visa intensificar a fiscalização existente, faz parte das ações de segurança viária previstas no contrato de concessão. A medida foi anunciada em junho, juntamente com a divulgação dos ajustes nos limites de velocidade. Desde então, a EPR Via Mineira informou que promoveu um período de orientação aos motoristas, com foco educativo, para adaptação às novas regras.
“Mesmo sem autuação, o volume de registros em um intervalo tão curto chama a atenção. Os limites de velocidade existem para proteger vidas e precisam ser respeitados independentemente da presença de um radar. O papel da concessionária é oferecer uma rodovia cada vez mais segura, mas também contamos com a colaboração dos motoristas para que esse ambiente seguro se torne realidade para todos”, destacou o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida.