(Joana Sousa/ AFP)
Ao menos três pessoas idosas morreram em suas casas durante um incêndio que tem atingido os arredores de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal, nesta quarta-feira. O fogo tem se alastrado rapidamente e está próximo do centro histórico da cidade. Cerca de 1.000 pessoas foram retiradas de suas casas, assim como turistas, de acordo com a imprensa local.
Segundo o chefe do governo regional da Ilha da Madeira, Miguel Albuquerque, as vítimas morreram nas primeiras horas desta quarta-feira, uma vez que o fogo se alastrou durante a noite, causando pânico. Albuquerque informou ainda que outras duas pessoas ficaram feridas gravemente, outra pessoa está desaparecida e cerca de 300 foram para o hospital por terem inalado fumaça e com queimaduras leves.
AFP
O fogo tem sido alimentado pelo clima quente e ventos fortes. Diversas casas e um hotel cinco estrelas foram incendiados. As pessoas que foram retiradas de suas casas, foram levadas para um quartel do exército, um estádio de futebol e para o centro cívico da ilha.
O turismo é o pilar da economia do arquipélago. Os ventos fortes nos últimos dias também já forçou o cancelamento de cerca de 20 voos.
O incêndio começou na segunda-feira, e os bombeiros disseram que as colinas íngremes da ilha e a densa floresta têm dificultado o alcance das equipes. Autoridades suspeitam que o incêndio tenha iniciado propositalmente, o que levou a polícia a deter duas pessoas. Fonte: Associated Press.