O Tribunal de Contas de Minas Gerais contratou, de forma emergencial, a empresa Aboutnet Informática Ltda. – EPP para evitar ataques de hackers ao banco de dados da instituição. A contratação ocorre após ciberataques em vários países do mundo. Foi dispensada licitação.
O contrato é de R$ 100 mil. No objeto, o Tribunal anota a “contratação emergencial de serviços de atualização de versões, bases de informações e banco de dados no que tange à proteção ampla e pró-ativa, contra vírus e códigos mal intencionados, em duas soluções integradas denominadas Gateway – AntiSpam e IPS – Prevenção contra Intrusos, e ainda solução anti Vírus Endpoint Protection, atualizações no software, garantia técnica no hardware, incluindo reposição de peças”.
A vigência do contrato, que foi assinado no último dia 26, é de 180 meses. O Tribunal de Contas guarda documentos de gestões de prefeitos e dos governadores que já administraram o Estado, bem como denúncias contra políticos.
Em maio, hackers invadiram as redes de várias instituições de países mundo afora, incluindo o Brasil. Foram 100 países afetados.
Em alta
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), toma posse hoje na direção da Frente Mineira de Prefeitos. Nome novo na política, Alex ganha espaço no ninho tucano, depois que o senador Aécio Neves enfrenta acusações de corrupção. A posse deve contar com a presença de 85 prefeitos.
Vai virar moda
Depois que o vereador de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (PHS), lançou um aplicativo para receber sugestões, denúncias e comentários dos eleitores dele, o colega Eduardo da Ambulância (PTN) também decidiu aderir à medida. Ele também vai lançar o aplicativo APP Eduardo da Ambulância. Além das sugestões, o eleitor acompanhará as atividades do parlamentar.
O aplicativo fica disponível para download no Google play e Apple Store. A iniciativa bem que poderia virar moda!
Cemig recebe proposta por Santo Antônio
A Cemig informou ao mercado que recebeu proposta da empresa chinesa State Power Investment Overseas Co., Ltd of China – (“SPIC Overseas”), para a compra das participações da Cemig Geração e Transmissão S.A. e da SAAG Investimentos S.A. na Madeira Energia S.A. – MESA (Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia).
“Esta proposta é resultante de diversas rodadas de negociações entre as partes e será analisada e deliberada pela Governança da Companhia. Este Fato Relevante se insere no compromisso da Companhia de manter o mercado atualizado sobre a evolução de seus desinvestimentos, conforme divulgados em 1º de junho do corrente”, afirmou a Companhia mineira no comunicado ao mercado.