Visitantes podem mergulhar em nascentes cristalinas, rios, cachoeiras, piscinas naturais e até cavernas alagadas
Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito é o lugar certo para quem quer se refrescar do calor neste verão (Divugação / Nascente Azul)
Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito (MS) é o lugar certo para quem quer se refrescar do calor neste verão. Os visitantes podem aproveitar diversos passeios que envolvem um bom mergulho, seja em nascentes cristalinas, rios, cachoeiras, piscinas naturais e até cavernas alagadas.
Confira algumas dicas de atrativos que não podem faltar no seu roteiro por Bonito e cidades vizinhas neste verão:
Uma viagem a Bonito não está completa sem a experiência de uma flutuação. Neste sentido, o complexo de ecoturismo da Nascente Azul tem a principal flutuação da cidade, em meio a inúmeros peixes e um verdadeiro jardim subaquático. A atividade começa na nascente, com águas incrivelmente cristalinas que refletem intensos tons de azul turquesa. Ali é possível mergulhar até sete metros de profundidade para ver de pertinho a abertura da nascente.
Depois, o grupo segue em uma flutuação pelo rio calmo e igualmente cristalino. Na Nascente Azul, você pode entrar na água com as roupas de banho próprias, sem a obrigação do traje de neoprene – é uma sensação única ter esse contato mais direto da sua pele com a natureza, ainda mais em dias de calor. A Nascente Azul conta ainda com as atrações do Balneário, que oferece pontes suspensas sobre o lago, circuito inflável flutuante, tirolesas aquáticas, piscina ecológica, cascata e praia de água doce com faixa de areia.
O Abismo Anhumas é um dos lugares mais surreais de Bonito. Em um rapel elétrico, o visitante desce através de uma fenda entre as rochas, até que se abre aos poucos sob os pés uma
enorme câmara de 72 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares), inundada por um lago cristalino do tamanho de um campo de futebol e com uma profundidade de 80 metros. Pela fenda entram os únicos raios de sol, que criam um visual mágico ao iluminar o ambiente e dar uma tonalidade turquesa ao lago. Do deck flutuante partem os passeios, como flutuação com snorkel, mergulho com cilindro e volta de bote inflável por todo o lago.
Em plena Serra da Bodoquena, o complexo da Boca da Onça é famoso por abrigar a cachoeira homônima, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com uma queda de 156 metros. Mas vai muito além disso. Há duas opções de trilhas: a Adventure, com 4,5 km e uma duração média de 5h, e a Discovery, que inclui boa parte da trilha anterior com um trecho adicional de 2 km. Ambas contam com diversas paradas pelo caminho, entre cachoeiras para banho ou contemplação, piscinas naturais de águas cristalinas e mirantes de tirar o fôlego.
A Praia da Figueira tem diversas atividades de ecoturismo em um único lugar. A principal delas é o balneário, formado por um imenso lago repleto de peixes, com uma temperatura morna o
ano inteiro, e uma verdadeira praia de água doce com faixa de areia. Os visitantes também podem aproveitar flutuação no rio Formoso, pedalinho, tirolesa e mais.
Com grandiosas formações calcárias, a Gruta do Mimoso é uma das principais grutas alagadas de Bonito, onde é possível nadar em suas águas cristalinas, flutuar com snorkel ou até mesmo
mergulhar com cilindro. Como há pouca luz natural, é preciso usar lanternas no interior.
Na trilha do Parque das Cachoeiras, há 1.700 metros de passarelas em meio à mata ciliar, com várias paradas para banho em piscinas naturais cristalinas. São sete cachoeiras no total, formadas pelas águas do rio Mimoso, que exibem um lindo tom de verde esmeralda. O percurso também inclui visita à nascente do rio.
Mais informações: www.nascenteazul.com.br
* Diretor Executivo da Assimptur