Além de celebrar a cultura típica do estado, o restaurante também tem o apoio à economia local como um de seus grandes princípios e diferenciais
Insumos usados em todas as receitas do Bacuri são provenientes de pequenos, médios e grandes produtores de Bonito e região (Bacuri/ Divulgação)
O Bacuri Cozinha Regional tem encantado os paladares de moradores e turistas de Bonito ao elevar a autêntica culinária do Mato Grosso do Sul a um patamar de merecido destaque no cenário gastronômico brasileiro. Além de celebrar a cultura típica do estado, o restaurante também tem o apoio à economia local como um de seus grandes princípios e diferenciais.
Os insumos usados em todas as receitas do Bacuri são provenientes de pequenos, médios e grandes produtores de Bonito e região, além do Pantanal e do Cerrado sul-mato-grossenses. Isso inclui os itens de hortifruti e as carnes, como o cupim utilizado para o prato cupim de colher, carro-chefe da casa, que vem da Fazenda São Geraldo, em Bonito, uma das maiores produtoras de gado Nelore do Brasil.
Segundo Sylvio Trujillo, chef do Bacuri, esse fomento à economia local é importante pois gera ganhos para toda a região, ao fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico e social. Também garante insumos frescos e de qualidade, além de ajudar a manter a autenticidade dos pratos servidos.
Único restaurante de fato 100% regional do Mato Grosso do Sul, o Bacuri apresenta a clientes de todo o Brasil e do mundo a verdadeira culinária sul-mato-grossense desde outubro de 2023, em uma proposta que busca resgatar as raízes culturais do estado, como as fazendas, os povos indígenas, as comitivas de gado, o imponente Pantanal e a Serra da Bodoquena.
Em uma mescla de referências dos maiores cozinheiros e historiadores do Mato Grosso do Sul e toques autorais do chef Sylvio Trujillo, o cardápio do Bacuri tem pratos como o cupim de colher (marinado à moda do chef e cozido por 8h, com mandioca cremosa, chimichurri de tereré, arroz e farofa da casa), a chipa Guazú (à base de milho e queijo curado, semelhante a uma torta cremosa e gratinada), o frango com bori bori (coxa e sobrecoxa de frango com bolinhos de farinha de milho e queijo) e o pintado ao molho da Mineradora Urucum (empanado ao molho à base de urucum nativo e gratinado com queijo meia cura de Bonito, banana da terra flambada, arroz e farofa da casa).
Mais informações: www.bacuricozinharegional.com.br
*Diretor executivo da Assimptur
Leia mais