Evento típico reúne música, dança e gastronomia com ingressos solidários em prol do Sakura-Home, residencial para idosos
"Festa da Cerejeira em Flor" promete novamente um grande espetáculo da natureza, deixando a paisagem do parque lindamente tingida de rosa durante o inverno (Cleverson Nunes / divulgação)
Prepare-se para a aguardada florada da sakura do Parque da Cerejeira de Campos do Jordão, evento típico reúne música, dança e gastronomia com ingressos solidários em prol do Sakura-Home, residencial para idosos.
A 54ª edição da "Festa da Cerejeira em Flor" promete novamente um grande espetáculo da natureza, deixando a paisagem do Parque da Cerejeira lindamente tingida de rosa durante o inverno em Campos do Jordão. Anote na agenda as datas: nos finais de semana de julho (26 e 27) de agosto (2, 3, 9, 10,16 e 17), das 10h às 16h. Um evento repleto de beleza, história e boa sorte! Ingressos solidários.
A florada da sakura (cerejeira) é amplamente celebrada no Japão durante o Hanami, tradição que significa "contemplar flores". Por lá, o evento acontece geralmente entre o final de março e início de abril, podendo variar de ano para ano e dependendo da região do país. No Japão, existem ao todo mais de 100 espécies de sakura e as flores, geralmente, têm de 5 a 20 pétalas, podendo chegar a 50 pétalas.
As cores das cerejeiras vão do branco ao rosa pink, passando pelo tom amarelado. As flores duram no máximo três dias e a floração das árvores
perdura por até três semanas. Uma tradição repleta de significado para o povo japonês: beleza, perfeição, efemeridade e esperança de dias melhores. No passado, acreditava-se que deuses moravam dentro das
árvores de cerejeira e as pessoas faziam oferendas para pedir sorte e boa colheita. A sakura também é considerada o símbolo do amor!
Em Campos do Jordão, o público poderá vivenciar um pouco dessa linda
cultura típica com o cenário deslumbrante que toma conta do Jardim Oriental do Parque da Cerejeira nesta época do ano. A festa deste ano terá início uma semana após o de costume para garantir a beleza da florada aos visitantes.
"A expectativa é repetir o sucesso dos anos anteriores, lembrando que é uma festa linda para toda família", ressalta o coordenador de comunicação do Parque da Cerejeira, Takahiko Yoshida.
A programação inclui apresentações de artes marciais, música e dança, como os tradicionais odori (dança típica) e taikô (tambor japonês) – com apresentações de manhã e à tarde. É comum ainda encontrar pessoas com roupas tradicionais nipônicas circulando pelo local, o que traz ainda mais charme à festa. Sem esquecer do "3º Sakura Anime Show", com direito à premiação. O evento conta ainda com Bazar, com exposições de artesanato, malhas, calçados e muito mais.
Para quem gosta da culinária japonesa, poderá saborear delícias como sushi, tempurá e yakisoba, mas também pratos menos conhecidos, como udon (tipo macarrão). E claro, a dica para sobremesa: o mochi (bolinho japonês feito de arroz e recheado com doce de feijão). A praça de alimentação também terá comidas típicas da Serra da Mantiqueira.
A Festa da Cerejeira é realizada pelo Residencial Sakura-Home, uma das unidades de longa permanência (ILPI) da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social - Enkyo. Toda renda arrecadada durante a festa tem contribuído durante todos estes anos na manutenção da instituição e no adequado tratamento dos residentes.
O valor da entrada é de R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia para jordanenses e idosos), crianças até seis anos e idosos acima de 80 anos não pagam. Para excursões, acima de 15 pessoas o valor é de meia entrada. A compra deve ser realizada por uma pessoa representante da mesma. O estacionamento é pago à parte.