Socorro

Cidade do interior paulista oferece prática de rafting noturno no rio do Peixe

Esporte na cidade é considerado um dos melhores do Estado de São Paulo

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
27/03/2025 às 17:20.
Atualizado em 27/03/2025 às 17:23
Percurso do rafting varia de 4 km a 7 km entre corredeiras de diferentes tamanhos e níveis ao longo do trajeto (Ludson Ribeiro)

Percurso do rafting varia de 4 km a 7 km entre corredeiras de diferentes tamanhos e níveis ao longo do trajeto (Ludson Ribeiro)

"São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração". A letra composta por Vinícius de Moraes e imortalizada na voz de Elis Regina, convida para uma aventura na cidade de Socorro, no interior paulista. Com o período de chuvas que se inicia em outubro e fecha, como diz a música; o verão em março, o Rio do Peixe que passa por Socorro fica cheio e é ideal para a prática de rafting e outras atividades aquáticas até abril ou quando o rio permanece cheio. Além dele, há outros rios como o rio das Antas e o Cachoeirinha onde é praticado boia cross e canoagem.

O rafting de Socorro é considerado um dos melhores do estado de São Paulo e uma das principais atividades de aventura da região do Circuito das Águas Paulista e do Brasil. O percurso do rafting varia de 4 km a 7 km entre corredeiras de diferentes tamanhos e níveis ao longo do trajeto, cerca de 15 em meio à exuberante mata atlântica, por onde é possível apreciar a paisagem, pássaros e outros animais silvestres.

Por ser uma atividade segura o rafting é indicada para iniciantes, crianças e pets. Por exemplo, realizar o mini rafting, é ideal para crianças e iniciantes, cujo percurso de 4 km possui trechos com corredeiras mais tranquilas. Já para quem busca muita emoção ou, já são praticantes da
atividade, o percurso mais longo passa por corredeiras mais intensas e  com maior fluxo de água.

Socorro é pioneira no turismo Pet Friendly com a implementação do projeto em 2021 adaptando atividades de ecoturismo para os pets, sendo assim, tutores podem levar seus cães para apreciarem a aventura nos rios.

A cidade também é referência nacional em turismo acessível e, algumas operadoras e parques de aventura, podem realizar as atividades aquáticas para PCD, porém, é necessária uma avaliação de segurança da operação pelo condutor no momento da atividade.

As operadas e bases de aventura também oferecem outras atividades como boia cross, canoagem e stand up paddle.

Rafting noturno – sensações indescritíveis

Também é possível realizar rafting noturno em Socorro. Quem promove a atividade é a operadora ProximAventura Canoar, "a descida durante a noite desperta outras sensações e proporciona uma experiência única, pois se para a maioria das pessoas a atividade diurna já é desafiante, imagine no ambiente noturno", instiga Charles Gonçalves, diretor da operadora e instrutor de rafting.

Para quem gosta de emoção apreciando a Lua, é possível praticar o rafting noturno, uma experiência única ao ar livre e inesquecível para se conectar com a natureza. 

A descida é em botes infláveis com capacidade para quatro ou cinco pessoas e um condutor do bote com duração, aproximadamente, de 1h15 percorrendo 4 km no Rio do Peixe desafiando corredeiras divertidas e emocionantes.

Confira as empresas que oferecem as atividades:

  • Base 44 Rafting & Aventura
  • Parque Aui Mauê
  • Parque Dos Sonhos
  • Parque Kango Jango
  • PróximAventura Canoar
  • Terra dos Sonhos

Mais informações: www.socorro.tur.br

* Diretor Executivo da Assimptur

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por