Na primavera a cidade é um verdadeiro convite para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer ao ar livre
Avenida Paulista (William Rodrigues dos Santos)
Com a chegada da primavera, os dias em São Paulo ficam cada vez mais quentes e ensolarados – um verdadeiro convite para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer ao ar livre. Confira abaixo uma lista de atrações na capital paulista para curtir nesta estação:
Parque Ibirapuera (iStock f11photo)
Um oásis verde em meio ao concreto, o Ibirapuera é um ícone de São Paulo. O parque oferece lazer, esporte e uma série de museus e outras atrações culturais, incluindo pavilhões projetados por Oscar Niemeyer. Com mais de 150 hectares, tem uma profusão de árvores, lagos e jardins que formam um dos ambientes mais agradáveis da cidade. O local é perfeito para passar o dia, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta.
Com 143 hectares e várias espécies vegetais, o Jardim Botânico de São Paulo fica na zona sul da cidade. Além do Instituto de Botânica e do Museu Botânico, o local abriga bosques e jardins, duas estufas com plantas típicas da Mata Atlântica, estruturas históricas e nascentes do riacho do Ipiranga.
Na zona oeste, o Parque Villa-Lobos engloba 732 mil m² de área verde, com 35 mil árvores, além de gramados e jardins floridos. Há ainda longas ciclovias e pistas para caminhada, campos de futebol, quadras, academias ao ar livre e outros espaços para a prática de atividades físicas. No parque vizinho, o Cândido Portinari, é possível admirar São Paulo do alto na Roda Rico, a maior roda-gigante da América Latina, com 91 metros de altura e 42 cabines fechadas.
Girafa no zoológico de São Paulo (iStock Alberto Chagas)
Atração que encanta principalmente as crianças, o Zoo SP é a casa de mais de 1.500 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. Em um ambiente ao ar livre, bem arborizado e tranquilo, é possível conhecer animais raros e ameaçados, como o mico-leão-preto, a onça-pintada e outras espécies, além de compreender o papel dos zoológicos na conservação da natureza.
Localizado na zona norte, o Parque Estadual Alberto Löfgren é uma unidade de conservação com rica biodiversidade de fauna e flora e remanescentes de Mata Atlântica em plena área urbana. Junto ao Parque Estadual da Cantareira, que também merece uma visita, tem trilhas, circuito de caminhada, ciclovia, quadras, campo de futebol, playground e outras áreas de lazer ao ar livre.
O Parque da Água Branca fica na Barra Funda e tem 137 mil m². Bem arborizado, abriga nascentes e árvores típicas da Mata Atlântica, como o pau-brasil. Há ainda lagos e fontes e um ambiente que remete a uma fazenda, já que animais como galinhas, gansos, patos e pavões circulam livremente pelo parque.
Avenida Paulista (William Rodrigues dos Santos)
Marcada por arranha-céus, shoppings e centros culturais, a Avenida Paulista é a via mais emblemática de São Paulo. É ainda melhor visitá-la aos domingos, das 9h às 16h (horário sujeito a alterações), quando fica aberta exclusivamente à circulação de pedestres e ciclistas, se transformando em um grande e animado parque.
Com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da capital paulista. Afastado do centro da cidade, o pico oferece uma vista panorâmica que pode alcançar um raio de mais de 50 km, revelando praticamente toda a extensão de São Paulo e da região metropolitana. A visita é feita pelo Parque Estadual do Jaraguá, que abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região.
Beco do Batman (iStock Photos Danny)
Na Vila Madalena, zona oeste, o Beco do Batman é uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto. A estreita viela para pedestres é cercada por muros coloridos, onde os mais variados grafites formam cenários perfeitos para fotos. A tradição dos murais grafitados neste local começou na década de 1980, com um desenho do Batman, que deu nome ao beco. Hoje, os grafites são assinados por diversos artistas e mudam constantemente.
A cerca de 40 km do centro de São Paulo, em São Bernardo do Campo, o Caminhos do Mar proporciona uma mistura de ecoturismo com história em pleno Parque Estadual Serra do Mar. Uma das atrações é caminhar pelos 8 km da Estrada Velha de Santos (fechada para veículos), que conta com monumentos históricos erguidos em 1922 em homenagem ao centenário da Independência. Há ainda a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde D. Pedro I passou antes de proclamar a Independência do Brasil, e a tirolesa Voo da Serra, com 500 metros de extensão de São Bernardo do Campo a Cubatão e a 70 metros de altura sobre a Mata Atlântica.
Nikkey Palace Hotel (Monica Quinta)
Uma boa opção para se hospedar é o Nikkey Palace Hotel, no icônico bairro da Liberdade, que também é um ponto turístico paulistano devido à sua temática oriental. Com mais de 30 anos de tradição, o hotel tem localização privilegiada na rua Galvão Bueno, destacando-se pela proximidade com o metrô, o que facilita os deslocamentos pela cidade. O empreendimento conta com estrutura de 99 quartos divididos em categorias como Standard, Bem-Estar e Suíte. Além disso, conta com um restaurante de culinária oriental e brasileira que abre para café da manhã, almoço e jantar, spa urbano com piscina, tratamentos e sauna, salão de beleza e cafeteria.
Mais informações em: www.nikkeyhotel.com.br
Summit Suites Hotel Paulista (Summit Suites Hotel Paulista/ Divulgação)
Localizado estrategicamente na região da Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros e culturais da cidade e muito visitado por turistas, o hotel oferece aos hóspedes uma estadia confortável com fácil acesso aos principais pontos da cidade. Com quartos bem equipados, instalações modernas e um serviço atencioso, o Summit Suítes Hotel Paulista atende às necessidades de viajantes que desejam explorar a vibrante metrópole paulistana. A proximidade a museus, lojas, restaurantes e atrações culturais torna este hotel uma excelente opção para quem deseja aproveitar ao máximo sua estadia em São Paulo.
Mais informações em: www.summithotels.com.br
WZ Hotel Jardins (WZ Hotel Jardins/ Divulgação)
O WZ Hotel Jardins apresenta localização privilegiada na Avenida Rebouças, a poucos metros da estação Oscar Freire do metrô e próximo à Avenida Paulista, em uma região repleta de lojas, atrações culturais e ótimos restaurantes. O hotel conta com quartos bem equipados, o 955 Restaurante, bar, wi-fi gratuito e estacionamento no local, além de um café da manhã que acumula elogios dos hóspedes. Sua estrutura privilegia o design e os cenários instagramáveis, tanto nos espaços internos quanto na icônica fachada colorida que se ilumina à noite.
Mais informações em: www.wzhoteljardins.com.br
* Diretor Executivo da Assimptur
Leia mais