Parceria permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos
Parceria resultou em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta #2, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles) (Delta Air Lines/ Divulgação)
Dois anos após o início da joint venture, a Delta e a Latam Brasil informam que, desde 2022, a parceria permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos. Isso se traduz em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta #2, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles), mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados* entre o Brasil e a América do Norte.
"Nossa aliança com a Latam está mais amadurecida e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados. Além da associação comercial que comprovadamente é um sucesso, temos uma parceira com os mesmos princípios da Delta: colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos, priorizando a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e clientes", disse Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil.
"Ressalto também a importância da capilaridade da rede da LATAM no Brasil, que é fundamental para trazer a São Paulo e Rio de Janeiro os viajantes de outras partes do Brasil que embarcarão em nossos voos, garantindo conexões mais rápidas e confortáveis para eles, o que se soma a uma experiência de viagem integrada e de alto nível, inúmeros benefícios recíprocos para os passageiros frequentes e vantagens especiais para os clientes corporativos".
Nos dois anos da JV, as empresas aéreas lançaram conjuntamente os voos regulares Rio de Janeiro-Atlanta (operado pela Delta) e São Paulo-Los Angeles (operado pela Latam), além da segunda frequência diária São Paulo-Atlanta e a rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK, ambas da Delta. A expansão reflete o interesse e a demanda por viagens entre Brasil e América do Norte, além de destacar o papel chave que o País desempenha dentro da JV, consolidando a importância estratégica do Brasil no mercado de aviação das Américas.
"A Latam continua sendo a melhor parceira da Delta dentro do Brasil e da América do Sul. Além da complementariedade, o foco estratégico e o cuidado em oferecer uma excelente experiência ao cliente, os números da operação demonstram a potência que a união das duas companhias representa em conectividade e oferta", disse a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.
No âmbito geral da aliança, a joint venture Delta-Latam também comemora o segundo aniversário com conquistas notáveis, solidificando sua posição como a melhor opção para viajantes entre as Américas do Norte e do Sul. Nos últimos dois anos, a parceria registrou um impressionante crescimento de 68% no número de voos na região, operando 32.360 voos e transportando 5 milhões de passageiros entre as Américas do Norte e do Sul.
Outros marcos importantes no segundo ano de operações conjuntas foram a entrada do Equador no escopo da JV, que se junta a Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, bem como o aprimoramento das operações de carga**.
Com Atlanta (ATL), Boston (BOS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Nova York (JFK) e Orlando (MCO) como portões de entrada na América do Norte e Bogotá (BOG), Cartagena (CTG), Fortaleza (FOR), Lima (LIM), Quito (UIO), Rio de Janeiro (GIG), Santiago (SCL) e São Paulo (GRU) como portões de entrada na América do Sul, a joint venture Delta-Latam operou até 25 rotas sem escalas nos primeiros dois anos, aproximando cidades importantes em ambos os lados do continente, o que inclui a rota sazonal Santiago-Orlando, lançada este ano e mais um voo que ajuda a confirmar nossa rede combinada como a parceria de joint venture número 1 conectando a América do Sul e a América do Norte, com uma rede que abrange mais de 300 destinos.
Atualmente, as parceiras operam seis novas rotas conjuntas desde que receberam a aprovação final de sua joint venture, em 2022 (Atlanta-Cartagena e a sazonal Nova York JFK-Rio de Janeiro, operadas pela Delta, e Bogotá-Orlando, São Paulo-Los Angeles, a sazonal Santiago-Orlando, e Quito-Miami, a bordo de aeronaves da Latam), e reforçaram rotas importantes com frequências adicionais, como a inclusão de uma segunda frequência diária em Atlanta e Bogotá (Delta) e de Lima a Atlanta (Latam).
A Delta e a Latam também têm se concentrado em oferecer uma experiência de viagem aprimorada e mais simples. No aeroporto, os passageiros encontram um processo de check-in mais rápido, podendo despachar suas bagagens até o destino final, bem como terminais compartilhados em Nova York-JFK, São Paulo, e Santiago, no Chile, otimizando o tempo para passageiros em conexão.
Além disso, os passageiros podem ter acesso a mais benefícios, como o acúmulo conjunto de milhas ou pontos em programas de milhagem e acesso a mais de 53 Delta Sky Clubs nos Estados Unidos e cinco lounges da Latam, principalmente na América do Sul (Santiago, Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, sem contar Miami).
No primeiro trimestre de 2025, a Latam inaugurará sua primeira sala VIP no Aeroporto de Lima, proporcionando ainda mais conveniência e conforto para os clientes que partem da capital peruana. Há também uma série de benefícios recíprocos para clientes de elite dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e Latam Pass, como check-in, embarque e manuseio de bagagem prioritários e franquia adicional de bagagem, entre outras vantagens.
A Delta e a Latam esperam continuar anunciando novas rotas e benefícios significativos nos próximos meses para aprimorar ainda mais a experiência de viagem para aqueles que voam entre a América do Norte e a América do Sul.
*Número de passageiros transportados entre outubro de 2022 e junho de 2024.
**Em processo de regulamentação.
* Diretor Executivo da Assimptur