No lançamento do Acquaventura, empresa usou elementos inusitados que capturaram a essência de aventura e diversão alinhados ao storytelling do parque
Marcelo de Vico, Lísia Diehl e Guilherme Benetti (Divulgação / Gramado Parks)
Considerada um caminho sem volta, a Inteligência Artificial vem promovendo uma revolução em muitos setores da sociedade. E não seria diferente no Marketing. A diversidade de ferramentas e programas disponíveis democratizou o acesso de uma tecnologia que, até pouco tempo, era para poucos.
Alinhada com a inovação, um dos maiores grupos de entretenimento e hospitalidade do Brasil, a Gramado Parks vem apostando cada vez mais em IAs combinadas a criatividade humana. Prompts assertivos, tempo menor no processo de desenvolvimento das peças publicitárias, liberdade na criação, redução significativa de custos e conteúdos atraentes e de qualidade têm gerado resultados concretos para a empresa, e podem ser vistos em várias ações.
Exemplo é o mais novo empreendimento do Grupo, o parque aquático temático Acquaventura, que será inaugurado em janeiro de 2025, na Praia de Carneiros, Pernambuco. Utilizando ferramentas como Adobe Firefly, que permite transformar ideias em protótipos visuais, testar e realizar ajustes de forma muito rápida e CGIs na produção de imagens de computação gráfica a equipe de Marketing reduziu em 90% o tempo utilizado do esboço / concepção até a execução da campanha, materiais estáticos e vídeos personalizados para o lançamento.
“Estamos sempre em busca de novas formas de realizar e dar vida a conteúdos de modo diferenciado e dinâmico”, conta a CMO e diretora Comercial, Lísia Diehl.
A executiva destaca, ainda, que o uso de Inteligência Artificial em trilhas, locução, criação de layout e, principalmente, no desenvolvimento de 3D e formatos de vídeo e animação estão dando mais realismo às peças publicitárias, além de acelerar o desenvolvimento.
“Isso permite que as equipes criativas foquem mais no conceito e menos na parte braçal da produção”, explica, e afirma: “Incentivo meu time a encontrar novas ferramentas, "fuçar" por novidades e testar rápido, usar os modos gratuitos para vermos o que de fato funciona e se vale o investimento”.
Para a campanha de lançamento do Acquaventura, a empresa apostou em elementos inusitados que capturaram a essência de aventura e diversão alinhados ao storytelling do parque. Foram utilizados CGI por IA para a elaboração do Fake Out of Home (FOOH), que combina imagens reais a fakes, e o resultado foi um navio pirata navegando pela Praia de
Carneiros.
“Anteriormente, fazer algo assim seria impossível com métodos convencionais sem um orçamento exorbitante”, afirma Lísia Diehl.
De forma divertida, a equipe realizou a animação de um carneiro curtindo as atrações do novo empreendimento, descendo toboáguas, relaxando em boias e interagindo com o espaço em vídeos e imagens estáticas.
“O objetivo foi quebrar o padrão em topo de funil para prender a atenção do espectador através da atenção, interesse, desejo e ação, o que chamamos de AIDA. Essas criações não apenas geraram curiosidade, mas também construíram uma narrativa que conecta o público com a identidade do Acquaventura”, ressalta o gerente de criação, Marcelo
De Vico, que complementa: “Vivemos saltos de evolução nunca antes vistos nas ferramentas para direção de arte e audiovisual. As IAs têm se consolidado não como substitutas que 'roubam' vagas, mas como aliadas que potencializam o trabalho criativo, permitindo que possamos focar no que realmente importa: a essência, o conceito e as ideias que conectam e tornam cada projeto único”.
A Inteligência Artificial também está beneficiando a Gramado Parks em outros setores. A partir de ferramentas como ElevenLabs e HeyGen estão sendo gerados clones vocais e vídeos “humanizados” sem a necessidade das gravações tradicionais. Ao invés de deslocar equipes para captar, por exemplo, cada gerente individualmente, as informações validadas por escrito são transformadas em vídeos que reproduzem voz e imagem, entregando um conteúdo alinhado à expectativa do cliente.
“Tudo que é criado com essas tecnologias respeita a supervisão e autorização dos envolvidos, reforçando a confiança e a transparência na
comunicação com o nosso público”, explica o gerente de Entretenimento e Multipropriedade, Guilherme Benetti, que completa: “Isso tem sido especialmente útil em projetos de prestação de contas para proprietários dos nossos hotéis”.
Para ele, as IAs são a forma mais rápida e fácil de tangibilizar ideias que antes eram complexas para se descrever ou representar graficamente. “É como se todos nós adquiríssemos super habilidades de desenhistas e ilustradores”, conta com bom humor, e afirma: “Mas nada disso substitui a genialidade humana, seja com um pincel ou digitando um comando no prompt, quem ainda reina por trás da ferramenta é alguém com uma boa ideia”.
De acordo com Lísia Diehl, o momento vivido marca não apenas a chegada do Acquaventura ao ecossistema de hospitalidade, gastronomia, entretenimento e imobiliário do Grupo, mas também reforça o entendimento de que as ferramentas de IA, quando utilizadas como suporte à criatividade humana, têm o poder de elevar o nível das campanhas a patamares inéditos.
“São tecnologias incríveis que amplificam ideias únicas e proporcionam eficiência sem precedentes”, avalia, e finaliza: “No entanto, sem a sensibilidade humana tudo vira commodities, perdendo a essência que realmente conecta e emociona as pessoas. Estamos vivendo tempos extraordinários, onde o equilíbrio entre tecnologia e criatividade estabelece
novos limites”.
* Diretor Executivo da Assimptur