Um dos marcos dessa revolução é a implantação do sistema de reconhecimento facial para o acesso ao Blue Park
Nos últimos três anos, o Grupo Mabu deu um salto em tecnologia, tornando-se um nome de destaque em um setor tradicional como a hotelaria (Divulgação / Grupo Mabu)
Nos últimos três anos, o Grupo Mabu deu um salto em tecnologia, tornando-se um nome de destaque em um setor tradicional como a hotelaria. Sob a liderança de Jorge Della Via Junior, diretor de Tecnologia e Inovação, a empresa vem passando por um processo de transformação
digital, demonstrando como soluções tecnológicas podem não apenas modernizar, mas também revolucionar a experiência do cliente.
Um dos marcos dessa revolução é a implantação do sistema de reconhecimento facial para o acesso ao Blue Park, o que o tornou o primeiro parque do Brasil a adotar essa tecnologia em 2023. Hoje, os clientes que possuem o passaporte do parque podem entrar de maneira
totalmente automatizada, garantindo maior agilidade e segurança.
Esse é apenas um dos exemplos de como o Grupo Mabu está aplicando a tecnologia para melhorar a experiência dos visitantes.
Outro avanço significativo foi o lançamento da assistente virtual MIA, em outubro de 2022. A MIA, que utiliza inteligência artificial (IA), automatiza a consulta de informações e facilita o relacionamento com os hóspedes desde o primeiro contato. Ela está disponível 24 horas por dia para responder dúvidas, auxiliar em reservas e realizar a avaliação pós check-out.
"Cerca de 80% das dúvidas dos nossos hóspedes são respondidas e solucionadas em tempo real, proporcionando uma experiência mais positiva e rápida para nossos clientes", destaca Della Via.
"Encaramos a MIA como uma verdadeira colaboradora, sempre pronta para atender com empatia e eficiência", pontua.
A aposta em IA vai além de facilitar o atendimento ao cliente. Della Via acredita que, quando utilizada de forma estratégica, a tecnologia pode abrir novas oportunidades.
"A aplicação de IA cria segmentos e funções no mercado, gerando aprendizado e crescimento. No Grupo Mabu, aplicamos essa tecnologia com o objetivo de resolver problemas práticos e beneficiar tanto os
colaboradores quanto os clientes", enfatiza.
Ainda que o setor hoteleiro no Brasil seja tradicional na aplicação de novas tecnologias, o Grupo Mabu segue uma abordagem diferenciada. Para Della Via, a tecnologia é um pilar estratégico dentro da empresa, não uma despesa ou suporte.
"O conceito de TI aqui vai além do suporte técnico. Transformamos essa área em uma unidade de negócios, com o objetivo de gerar receita e implementar melhorias contínuas, o que está no DNA do Grupo", afirma.
Uma característica que distingue o Mabu de outras redes hoteleiras é a abertura para parcerias com startups.
"Permitimos que startups desenvolvam e testem seus produtos em nosso ambiente. Isso nos ajuda a crescer juntos, e já colhemos frutos dessa parceria, como o desenvolvimento do sistema de roomservice digital, o canal interativo nas TVs dos quartos e o call center", conta Della Via.
A parceria com startups reduz custos e aumenta a precisão nas soluções implantadas, fortalecendo o setor de tecnologia dentro da empresa. Della Via reforça que o futuro do Grupo Mabu envolve ainda mais inovação.
"Quem sabe o Grupo Mabu não se tornará um HUB de Startups? Estamos sempre buscando novas soluções tecnológicas, e nossa colaboração com startups é um exemplo de como podemos crescer e desenvolver a indústria hoteleira em conjunto", sugere.
Para o diretor de tecnologia, o recado é claro: "Hoje, nenhuma empresa sobrevive sem tecnologia. Tecnologia não é despesa. Ela é estratégica e precisa estar no plano de governança de qualquer empresa, independente do setor, finaliza Della Via.
* Diretor Executivo da Assimptur