Cerca de 90 participantes de associação que atua em educação, assistência social e saúde da pessoa com deficiência visitaram o complexo
No complexo, visitantes curtiram as diversas atividades, como flutuação, trilhas contemplativas e balneário, e aprovaram a infraestrutura voltada à acessibilidade (Nascente Azul / divulgação)
No último dia 6, a Nascente Azul, o atrativo mais visitado de Bonito, completou 11 anos de operações. Desde o início das atividades, as principais missões sempre foram promover a excelência no ecoturismo, a constante conservação das maravilhas naturais e a igualdade através da acessibilidade.
Por isso, a Nascente Azul celebrou o aniversário de uma maneira ainda mais especial, ao trazer também as comemorações do 13º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), idealizado pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas).
Na ocasião, cerca de 90 participantes da Associação Pestalozzi de Bonito, que atua em educação, assistência social e saúde da pessoa com deficiência, visitaram o complexo da Nascente Azul, curtiram as diversas atividades do local, como a flutuação, as trilhas contemplativas e o balneário, e aprovaram a infraestrutura voltada à acessibilidade. O evento contou com o apoio do 8º Subgrupamento de Bombeiros Militar (8ºSGBM/Ind.) de Bonito, que se prontificou a enviar uma equipe e participar da ação.
Exemplo de acessibilidade no ecoturismo
A Nascente Azul disponibiliza uma infraestrutura adequada e funcionários altamente capacitados para garantir liberdade, bem-estar e segurança a todos os visitantes. As trilhas, inclusive a aquática, são a base de todo o projeto de acessibilidade implantado na Nascente Azul. A terrestre conta com piso tátil para locomoção de pessoas com deficiências visuais e
rampas adequadas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas.
Na flutuação, pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição cadeiras anfíbias, que são próprias pra esse modelo de atividade, além de um acompanhante durante todo o passeio. Há ainda rampas de acesso, carro de apoio e catracas fixadas nos decks, que visam a entrada e a saída do rio com segurança e conforto.
Dentro dessa visão de inclusão, a Nascente Azul qualificou seus funcionários a realizarem manutenções criteriosas em cada trilha, como limpeza, desobstrução e podas em todo o percurso.
No caso de turistas com necessidades visuais especiais, todas as atrações contam com um guia especializado para narrar cada detalhe do ambiente sendo visitado pelo turista. Outras adequações importantes incluem sinalização especial, barras de apoio, caminhos e decks largos e outros recursos de mobilidade facilitada em diversos pontos de todo o atrativo.
Nascente Azul
Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS
Mais informações em: www.nascenteazul.com.br
* Diretor Executivo da Assimptur