BONITO

Nascente Azul promove acessibilidade e inclusão no ecoturismo

Complexo turístico é referência nacional em acessibilidade e oferece experiências seguras para visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
20/10/2025 às 14:11.
Atualizado em 20/10/2025 às 15:13
Visitantes percorrem trilha acessível na Nascente Azul, em Bonito (MS), acompanhados por monitores e utilizando cadeira anfíbia adaptada para o ecoturismo inclusivo (Divulgação)

Visitantes percorrem trilha acessível na Nascente Azul, em Bonito (MS), acompanhados por monitores e utilizando cadeira anfíbia adaptada para o ecoturismo inclusivo (Divulgação)

A Nascente Azul é referência quando o assunto é acessibilidade em Bonito e entre parques de todo o Brasil. O complexo - atração mais visitada da região e famoso pela flutuação em águas cristalinas e ampla estrutura de lazer e ecoturismo - tem como compromisso promover a igualdade através da acessibilidade, pois entende que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza.

Assim, a Nascente Azul é, de forma recorrente, cenário de momentos emocionantes e inspiradores, nos quais pessoas de todas as idades e condições físicas encontram um ambiente confortável para desafiar os limites de forma segura, vivendo uma conexão plena com a natureza. Um exemplo aconteceu no último dia 8, quando o complexo recebeu a visita do senhor David, que, aos 78 anos, se aventurou na tirolesa e contou ter vivido uma experiência incrível.

Para estender as atividades de ecoturismo a todos, incluindo idosos, crianças e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Nascente Azul está preparada com uma estrutura adequada e funcionários altamente capacitados para garantir liberdade, bem-estar e segurança a cada visitante. As trilhas terrestres contam com piso tátil para locomoção de pessoas com deficiências visuais e rampas adequadas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas.

Na flutuação, pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição cadeiras anfíbias, que são próprias para esse modelo de atividade, além de um acompanhante durante todo o passeio. Há ainda rampas de acesso, carro de apoio e catracas fixadas nos decks, que visam a entrada e a saída do rio com segurança e conforto.

No caso de turistas com necessidades visuais especiais, a atração conta com um guia especializado para narrar de forma detalhada o ambiente ao redor. Outras adequações importantes incluem sinalização especial, barras de apoio, caminhos e decks largos e outros recursos de mobilidade facilitada em diversos pontos de todo o atrativo.

Mais informações: www.nascenteazul.com.br 

Diretor executivo da Assimptur*

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por