Conexão

Parque Estadual de Vila Velha celebra primavera com natureza renovada

Reconhecido nacionalmente como patrimônio geológico e destino de ecoturismo, o parque atrai visitantes de todas as regiões do país e também de fora em busca de experiências autênticas e contato direto com a biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
16/09/2025 às 19:38.
Atualizado em 16/09/2025 às 20:51
O Parque Estadual de Vila Velha reafirma seu papel como protagonista do turismo sustentável brasileiro, referência em preservação ambiental, pesquisa científica e lazer para todas as idades (Laerte Soares)

O Parque Estadual de Vila Velha reafirma seu papel como protagonista do turismo sustentável brasileiro, referência em preservação ambiental, pesquisa científica e lazer para todas as idades (Laerte Soares)

No mês em que Ponta Grossa celebra aniversário, um convite especial para descobrir ou redescobrir um dos cenários naturais mais emblemáticos do país. Com a chegada da primavera, o Parque Estadual de Vila Velha se transforma: as formações monumentais de arenito, esculpidas por milhões de anos, ganham novas cores, luz e significado. É a estação em que o tempo parece desacelerar, criando oportunidades únicas para turismo, contemplação e conexão com a natureza.

"A primavera sempre foi especial aqui, e por coincidir com o mês do aniversário de Ponta Grossa, tudo ganha outro significado. As paisagens mudam, o clima fica mais agradável e a conexão com a cidade e com o Brasil inteiro fica ainda mais evidente. É como se cada trilha contasse um pedaço da nossa história", afirma Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, empresa concessionária do Parque.

Reconhecido nacionalmente como patrimônio geológico e destino de ecoturismo, o parque atrai visitantes de todas as regiões do país e também de fora em busca de experiências autênticas e contato direto com a biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica.
Além dos arenitos, as furnas, a Lagoa Dourada e as trilhas surpreendem pela beleza e diversidade.

"Nossa missão é fazer com que cada visitante, de qualquer parte do Brasil e do mundo, se sinta parte desse patrimônio. O parque está mais bonito do que nunca. Este é o momento ideal para redescobrir a Cidade de Pedra, registrar novas memórias e celebrar junto com a natureza e a história do nosso país", reforça Ribas.

A visita em setembro ganha um simbolismo especial, já que marca tanto a renovação da natureza quanto a celebração de 202 anos de uma das cidades mais tradicionais do Sul.

O Parque Estadual de Vila Velha é refrência em turismo sustentável, preservação ambiental, pesquisa científica e lazer.

Mais do que um passeio, a experiência nesta época conecta gerações e ultrapassa fronteiras regionais — colocando o parque entre os destinos indispensáveis para quem busca contemplar, aprender e se inspirar nos cenários que fazem do Brasil um país de natureza única.

Mais informações: https://parquevilavelha.com.br 

*Diretor executivo da Assimptur

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por