Local reunirá mais de 30 atrações
(Divulgação)
Um dos importantes destinos turísticos da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, a pequena cidade Gonçalves apresenta o "Natal por várias mãos", que acontecerá até 30 de dezembro. O local reunirá mais de 30 atrações, entre shows, teatro, arte pública, rodas de artesanato, oficinas de culinária, oficinas de artes, contação de histórias, circo, cortejos e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e para todas as idades.
Com população de 4.736 habitantes, segundo o Censo de 2023, o local é conhecido pelo ar acolhedor, uma opção para descanso e tranquilidade, indo contra o agito das grandes cidades. Seguindo essa identidade, o Natal não será diferente, a programação ressalta a sofisticação que pode estar na simplicidade e celebra o aconchego e a união da cidade pequena. O objetivo é oferecer um ambiente onde as pessoas se conectam e que os visitantes se sentem em casa.
A decoração ressalta o espírito colaborativo. Em oficinas e mutirões, os moradores ajudaram a enfeitar a cidade com materiais e tradições típicas. Crocheteiras e artesãs construíram a colorida e simbólica árvore de quadradinhos da vovó. Entendedores de taipa de pilão, manto de bambu e carpintaria se uniram para fazer o túnel luz para a igrejinha de taipa de pilão, que abriga o presépio esculpido em madeira por Rafael Mifano. Residente de Gonçalves, o artista é especializado em esculturas com motosserra, a partir do instrumento bruto, gera delicados resultados.
As guirlandas, que colorem toda a cidade, foram feitas a partir de galhos, sementes e pequenas flores de uma série de espécies de pinheiros existentes nas matas de Gonçalves: tuias, ciprestes e araucárias. A produção, liderada pela artista Maria Vangela dos Santos, incluiu jovens aprendizes do ensino médio. Já na entrada da cidade, é possível enxergar pinturas que retratam a identidade de Gonçalves, realizadas pelo artista Dingo. A iluminação da torre da igreja Matriz será instalada por escaladores da região junto a eletricistas experientes da cidade.
Álvaro Costa, secretário de turismo e cultura da Prefeitura de Gonçalves comenta sobre o processo: "A ideia nasceu do objetivo de realizar um Natal que viesse de encontro com a identidade que viemos construindo desde 2021. Junto com especialistas da comunicação visual e a comunidade, escolhemos ícones que falam com o nosso coração para representar a cidade, ou seja, uma comunicação afetiva. Então, trazer saberes e fazeres para essa edição do nosso Natal foi uma escolha muito pensada e consciente: iluminação, enfeites e programação acolhedora e próxima ... É como se estivéssemos chegando na casa da vó para celebrar, numa escala proporcional ao nosso tamanho. O pequeno é belo, envolvente e encantador. O mundo está precisando dessa atmosfera de colaboração e solidariedade".
Além das dezenas de mãos da comunidade, a produção executiva é de Solange Rocco e Vera Pena. A realização é da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Gonçalves, com patrocínio da Associação Pró Turismo Gonçalvestur, Cervejaria 3 Orelhas e Pousada Espelho d'água.
Mais informações: www.goncalves.mg.gov.br
* Diretor Executivo da Assimptur