Flores e trilhas

Primavera colore o Jardim Botânico de São Paulo

Visitantes encontram ipês, orquídeas e ninféias, além de áreas históricas e trilhas em meio à Mata Atlântica

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
03/10/2025 às 18:49.
Atualizado em 03/10/2025 às 20:51
Jardim Botânico de São Paulo celebra a primavera com cores vibrantes, trilhas e diversidade de espécies nativas (Jardim Botânico de São Paulo)

Jardim Botânico de São Paulo celebra a primavera com cores vibrantes, trilhas e diversidade de espécies nativas (Jardim Botânico de São Paulo)

Além do contato com a natureza e com áreas históricas da capital paulista, o público que estiver no Jardim Botânico de São Paulo vai poder contemplar flores e árvores como pau-brasil (Paubrasilia echinata), jabuticabeira (Plinia cauliflora), limoeiro (Citrus limon), a azaléia (Rhododendron simsii), primavera (Bougainvillea spectabilis), entre outras espécies que compõem a paisagem do lugar.

As plantas coloridas florescem durante a primavera. A estação também abre caminho para as Ninféias (Nymphaea) que inundam de rosa e amarelo o lago formado pelas águas das nascentes do Riacho do Ipiranga. O Botânico abriga ainda uma das maiores coleções de Orquídeas e Bromélias do país, além de árvores raras da flora mundial. 

O percurso

Logo na entrada, o público é recebido por um deck florido de lavandas (Lavandula dentata). Ao lado está a emblemática Alameda Von Martius, formada por palmeiras-imperiais (Roystonea oleracea), um dos cartões-postais do parque e ponto preferido para caminhadas e registros fotográficos. Também é possível visualizar Ipês (Tabebuia) e Cerejeiras (Cerasus) que se despedem do inverno.

Ao longo do percurso, o visitante encontra o Bosque do Pau-Brasil (Paubrasilia echinata), a área de brejo, o Jardim do Lineu, com estufas históricas, e o Jardim dos Sentidos - projetado para proporcionar uma experiência inclusiva e sensorial. Há ainda o Lago dos Bugios, um meliponário, um Museu de Botânica e uma exposição sobre os povos originários. 

Para os interessados em trilhas, o destaque é a Trilha da Nascente, com 360 metros de extensão, que leva os visitantes por passarelas de madeira em meio à vegetação da Mata Atlântica até a nascente do Riacho do Ipiranga, onde é possível ver a água brotar do solo. Durante o trajeto, é comum avistar aves, insetos e pequenos mamíferos típicos do bioma.

O local oferece infraestrutura completa: estacionamento, serviço de foto, aluguel de carrinhos, e a possibilidade de entrar com alimentos e bebidas. 

Serviço

Funcionamento Zoo e Jd. Botânico: de segunda a sexta-feira das  09h às 16h (visitação até 17h) e  sábados, domingos e feriados das  09h às 17h (visitação até 18h).

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3031 – Água Funda

*Diretor executivo da Assimptur 

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por