Gastronomia saltenha é elogiada por todos que visitam esta província do Norte Argentino
Salta é uma província rica em receitas produtos, aromas, sabores e histórias ao redor da comida local (Divulgação / Salta)
A gastronomia permite conhecer uma região e a cultura por meio das expressões culinárias e produtivas. A gastronomia saltenha é elogiada por todos que visitam esta província do Norte Argentino, que representa a maior manifestação cultural do povo daquele país. Este "saber fazer" que se mantém vivo nos saltenhos faz de Salta uma província rica em receitas,
produtos, aromas, sabores e histórias ao redor da comida local.
Salta tem todos os relevos (montanhosos, serranos, altiplanos e llanura), todos os climas (frio, temperado e subtropical), o que permite o desenvolvimento de uma grande variedade de culturas que enriquecem a oferta de alimentos e possibilitam uma cozinha se caracterizar pela diversidade. Em toda a província você pode desfrutar de uma gastronomia que contém os ingredientes próprios de cada região.
O milho, ingrediente principal em tantas receitas; nos Valles Calchaquíes, os vinhos brancos como o Torrontés e os tintos como o Malbec e o Cabernet, e as especialidades como o pimentão e o cominho; as cervejas artesanais do Vale de Lerma; as leguminosas do sul da província; os doces e as confituras; os queijos, as carnes e a quinoa da Puna; e as frutas tropicais como a manga, o mamão e o maracujá são características da Selva Montaña do Norte.
Todos eles e muitos outros são ideais para acompanhar qualquer receita de identidade.
As famosas empanadas saltenhas feitas com carne cortada na faca, os tamales e as humitas em que o milho é a base que conecta-se com a terra, o assado e o locro, são as comidas mais tradicionais e destacadas de Salta, que são encontradas em todos os cantos da região.
O interessante dessas preparações é que existem tantas receitas como cozinheiros, e cada uma delas resume seu segredo: diversos ingredientes, diferentes métodos de cozimento e preparação, entre outros. A elaboração de um prato regional coloca em um jogo a transmissão de geração em geração, configurando, também, uma marca identitária.
Por outro lado, nas feiras e festivais que se realizam durante o ano, também se pode desfrutar dos pratos regionais que são ofertados em diversos lugares e permite a sua degustação, sempre acompanhado dos famosos vinhos de altitude de Salta, entre o que se destacam está o branco torrontés, cepa emblemática do destino.
Uma proposta de restaurantes distintos de Salta que oferecem pratos destacados de grande identidade que realçam as raízes culinárias de Salta, refletem sua história e tradição, ao mesmo tempo em que fomentam o comércio de proximidade, enfatizando a produção local, nos produtos frescos da estação, ressaltando o compromisso com a estabilidade ambiental, a produção agroecológica e a qualidade alimentar em geral.
A gastronomia sustentável é sinônimo de uma cozinha que tem em conta a origem dos ingredientes, como são cultivados, como chega aos mercados e, finalmente, aos pratos com produtos sazonais, respeitando o meio ambiente do planeta, o clima e a diversidade biológica e contribuindo para a preservação das tradições culinárias.
O Restaurantes Km0, busca que o comensal desfrute de uma comida saudável e nutritiva, defendendo a diversidade cultural e biológica, incentivando a compra direta a pequenos produtores de proximidade, auxiliando assim na sustentabilidade da economia local. Salta conta com uma gastronomia diversificada repleta de matizes, texturas e sabores, que se tornam o alcance perfeito para uma experiência inigualável.
Mais informacoes: www.visitsalta.ar
* Diretor Executivo da Assimptur