(Ricardo Bastos)
Lígia Jardim Lapertosa, de 22 anos, não é só a garota-propaganda de sua marca, a Tyyli. A jovem estilista é um talento promissor no circuito da moda. “Tyyli significa estilo em finlandês. Queria um nome diferente para minha marca. Acho que Tyyli combina com Lígia. Literalmente gostei e peguei”.
A última investida da moça aconteceu no dia 18 de outubro, quando armou desfile verão 2016 da Tyyli (que já tem três anos de estrada) no Clube Chalezinho, agradando à plateia de 100 convidados. “Comprei flores, pendurei objetos no teto, botei a mão na massa e valeu muito a pena fazer o primeiro desfile da Tyyli. Foi um sucesso”, comemora Lígia, acrescentando que teve gente querendo comprar vestido branco (look ao lado) logo após o desfile.
Importante registrar que grande parte das vendas da Tyyli é realizada através de WhatsApp, com serviço de entrega delivery. “Por enquanto, a marca ainda não tem um espaço físico. A gente trabalha com delivery, um serviço diferenciado. Tenho equipe de motoboys que faz entregas. Envio fotos pelo WhatsApp e o instagram (@tyylibrand) é atualizado diariamente. A marca tem três linhas: casual, Tyyli Sport e Tyyli Party, mas meu foco são as linhas casual e esporte”.
A Tyyli é comercializada na loja Miss Lolli (Vila da Serra) e frequentemente a marca participa de eventos em parcerias com outras grifes, espaços e salões de beleza. Garota-propaganda da Tyyli, Lígia afirma que o estilo da marca se confunde com seus gostos e escolhas. “Minhas roupas são casual chique. Eu tento usar o máximo de Tyyli. Sou a garota-propaganda da marca. Me sinto mal quando alguém me pergunta o que eu estou usando e não estou de Tyyli”, confessa, acrescentando que pretende ter o closet 100% Tyyli.
“A minha marca é basicamente o meu estilo. É claro que não posso desenvolver todas as peças me baseando no que gosto”.
Début
O début no circuito fashion aconteceu na última edição do Minas Trend (6 a 9 de outubro), quando Lígia criou 20 peças que ficaram expostas no estande do Sindivest-MG (para o concurso Ready To Go). “Participar do Minas Trend foi, literalmente, um desafio. Entrei no mundo de gente grande. Dei a cara a tapa. A coleção do inverno 2016 se chama Mixed. Apresentei 20 peças com texturas e acabamentos diferenciados, como a saia dupla face em camurça italiana”. Ela acrescenta que fechou três grandes pedidos e que a sua participação na edição do verão 2017 do evento já está garantida.
Sonho
Quem vê o desprendimento de Lígia ao falar da Tyyli não imagina o longo caminho que teve que trilhar antes de lançar a marca. Apesar da boa condição financeira dos pais, ela afirma que conseguiu bancar sozinha a criação da marca. “O sonho de minha vida, desde os 14 anos, foi ter minha marca própria de roupa. Trabalhei como hostess durante dois anos na Animale. Fui juntando dinheiro. Depois, fiz estágio numa assessoria de imprensa que trabalhava com moda. Trabalhei até em festa infantil para conseguir juntar dinheiro porque nunca quis pedir dinheiro para meus pais”, acrescenta a moça que fez curso de corte e costura com Junia Melo. A reviravolta maior aconteceu quando ela trancou o curso de Relações Públicas, foi para Paris, onde ficou quatro meses e se especializou em moda pelo renomado Instituto Marangoni. Hoje, Lígia estuda Design de Moda pela Fumec.