BRUXELAS - Os embaixadores da União Europeia se reunirão na quinta-feira (4) para uma troca de informações sobre as denúncias de espionagem americana contra o bloco, mas dificilmente chegarão a uma posição comum como quer a França, informaram fontes diplomática à AFP.
A Comissão Europeia (CE), por sua vez, afirmou que a questão não deverá atrasar o início das negociações para um tratado de livre comércio transatlântico, previsto para a próxima semana, em Washington.
A reunião de embaixadores permitirá que o secretário executivo do Serviço Europeu para Assuntos Exteriores (SEAE), Pierre Vimont, apresente informações sobre sua reunião com o embaixador dos Estados Unidos ante a UE, William Kennard, explicou uma fonte europeia.
O presidente francês, François Hollande, pressiona por uma posição comum europeia.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, pediu calma. "É preciso reunir todas as informações antes de lançar acusações", afirmou ante o Parlamento Europeu.
O ex-analista da inteligência americano Edward Snowden, que revelou a existência de um programa secreto em grande escala dos Estados Unidos para espionar as comunicações telefônicas e via internet, vazou nos últimos dias novos documentos relativos à espionagem americana dos países europeus.
O caso gerou forte tensão nas relações entre Estados Unidos e União Europeia.