Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música (UFMG/Divulgação)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou em primeiro lugar como a mais bem avaliada no Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o Inep, a UFMG registrou o IGC de 4,368 no levantamento feito em 2021. O índice varia de 1 a 5.
Conforme o instituto, o IGC considera a média das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação. Ele é o principal indicador utilizados pelo MEC para atestar a qualidade das instituições.
A UFMG também é avaliada com Conceito Institucional (CI) máximo, 5, nota recebida no processo de recredenciamento institucional pelo qual passou em 2017.
Para a reitora da UFMG, Sandra Goulart, o reconhecimento é motivo de orgulho. “As avaliações do órgão são competentes e confiáveis, feitas com base em parâmetros que refletem a realidade do Brasil. Valorizamos muito essa validação do trabalho coletivo desenvolvido na UFMG na busca por oferecer cursos de qualidade e pertinência para a sociedade”, afirma.
Conceito 4 ou 5
O Inep também divulgou o indicador Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de graduação presenciais da UFMG que realizaram o Enade 2021.
Participaram da avaliação, alunos das licenciaturas e dos bacharelados em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História e Química, as licenciaturas em Artes Visuais, Física, Letras (Português), Matemática e Música e os bacharelados em Ciência da Computação, Design, Pedagogia e Sistemas de Informação.
Todos os 23 cursos da UFMG que participaram da última edição do Enade apresentaram ótimo desempenho, alcançando conceito 4 ou 5 - sendo três cursos com conceito 5 e 20 cursos com conceito 4.
Os indicadores da edição de 2021 estão disponíveis no site do Inep.
Leia mais: