UFMG SEDIA SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

Jornal O Norte
29/05/2010 às 10:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:30

Combinar intencionalmente árvores, lavouras e pastagem, num mesmo espaço físico, manejadas de forma integrada, com o objetivo de incrementar e diversificar a produtividade, além de reverter impactos ambientais da produção agrícola. Esse é o fundamento do sistema de ILFP - Integração lavoura-pecuária-floresta, tema do simpósio que começou sexta-feira, 28, às 13h30, no Ica - Instituto de ciências agrárias da UFMG, campus regional de Montes Claros. O 1º ILPF - Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta segue até domingo, com palestras, minicursos e dia de campo.

Na primeira palestra, realizada ontem, o pesquisador Miguel Marques Gontijo Neto, da Embrapa Milho e Sorgo, fez uma introdução ao tema do evento, que vem sendo apontado como uma das alternativas para reverter os impactos ambientais, como desmatamento, erosão, redução da fertilidade do solo, perda da biodiversidade e poluição das águas, causados pelo manejo inadequado de atividades essenciais e com demanda crescente, principalmente em função do aumento da população mundial.

O dia de campo, no domingo, fecha a programação do simpósio. Está prevista uma visita à área da fazenda experimental do Ica, onde é desenvolvida uma das primeiras pesquisas com ILPF no Norte de Minas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por