Último clássico do ano tem rivais em momentos distintos e duelo particular de treinadores

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
20/10/2017 às 22:30.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:19
 (Washington Alves/Lightpress)

(Washington Alves/Lightpress)

Cruzeiro e Atlético fazem neste domingo (22) o último clássico da temporada, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o jogo coloca frente a frente dois rivais em momentos totalmente opostos. Enquanto o Alvinegro tenta “juntar os cacos” pela má fase e seguidos fracassos recentes, o time azul chega prestigiado pelo pentacampeonato da Copa do Brasil. Além de ter sua situação mais confortável na tabela de classificação, já que está entre os cinco melhores e com vaga assegurada à Copa Libertadores da América de 2018.

Jogando diante de seu torcedor, o mandante Cruzeiro, que perdeu para o Coritiba (1 a 0) na quarta-feira, pode subir uma posição na classificação caso vença o Atlético. Com 47 pontos, a Raposa só poderia igualar a pontuação do Santos. Isso, caso o Peixe perder do Atlético-GO, o que o deixaria com 50 pontos. 
Nesse cenário a equipe de Mano Menezes terminaria a rodada em quarto lugar. Se perder, a equipe estrelada pode até terminar em sétimo, caso Flamengo e Botafogo vençam São Paulo e Corinthians, respectivamente.

Já o Atlético tem uma situação mais complexa. Na 10ª posição com 38 pontos, a equipe de Oswaldo de Oliveira quer se afastar ainda mais da parte de baixo da tabela e seguir sonhando com uma vaga na Libertadores do ano que vem. Uma vitória pode amenizar o momento ruim do time, que vem de derrota em casa para a Chapecoense, 3 a 2, na última rodada, e quem sabe aumentar as chances de ir ao torneio continental. Hoje a matemática aponta 5,5% de probabilidade, de acordo com contas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A partida deste domingo será marcada também pelo duelo particular de Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira. Os dois treinadores se enfrentaram sete vezes ao longo de suas carreiras. A vantagem é de Mano Menezes, que venceu três encontros. Ainda houve duas vitórias de Oswaldo de Oliveira, e dois empates.

Os dois técnicos vivem “uma vida de reflexo” daquilo que seus clubes apresentam. O comandante celeste acabou de renovar contrato com a Raposa e ficará na equipe até 2019. Já o treinador atleticano precisa mostrar serviço para se manter no comando do Alvinegro. Mesmo  Oswaldo tendo vínculo até o fim de 2018, já há quem aponte Cuca como um forte nome para o ano que vem. 

CRUZEIRO X ATLÉTICO

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Arbitragem:  Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Auxiliares: Rodrigo F. H. Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

 CRUZEIRO – Fábio; Ezequiel, Murilo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson, Henrique, Rafinha e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes.

ATLÉTICO – Victor; Marcos Rocha, Felipe Santana (Léo Silva), Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Roger Bernardo, Valdívia e Otero. Robinho e Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por