Uma Harley para quem gosta de amendoim: Gigante norte-americana tem ótima estabilidade

Sergio Melo - Espeicial para o Auto Papo
01/08/2015 às 12:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:11
 (Sérgio Melo/ Divulgação)

(Sérgio Melo/ Divulgação)

Calma, gente: eu sei que não há relação direta entre as motocicletas e o vegetal! Estou falando do famoso modelo de tanque de combustível conhecido como “peanut”, que, de tão pequeno, lembra mesmo um amendoim preso ao quadro. A novidade foi apresentada pela primeira vez em 1948, no lançamento da Harley-Davidson Forty-Eight, assim batizada em função da data.

Com cara de má, muita força no motorzão 1.200 e vocação egoísta pela ausência de assento para o garupa, a Forty-Eight é ideal para quem que curtir as estradas com muita liberdade. Falando em estrada, que delícia!

Estabilidade

A concentração de peso próximo ao chão e o assento incrivelmente baixo proporcionam muita estabilidade.

Basta inclinar o corpo na entrada da curva que ela vai sozinha até o final, sem qualquer correção.

Confortável em asfalto de boa qualidade, o reduzido curso da suspensão faz com que ela pule bastante em piso irregular. O assento do piloto também não é dos mais macios. O baixo perfil da moto resultou em pouco espaço para esses dois sistemas.

Harley-Davidson Forty-Eight

O QUE É?

Mistura de “Custom” com “Hot Rod” – O famoso tanque que parece vindo de uma moto menor, espelhos retrovisores pendurados sob o guidão, velocímetro tipo “caneco” e pneus largos são os detalhes mais marcantes.

ONDE É FEITA?

Fabricação americana, com montagem em Manaus.

QUANTO CUSTA?

R$ 39.200

COMO ANDA?

Muita força em baixas rotações, arrancadas rápidas e fôlego na estrada. O fabricante não divulga os números do desempenho, por entender que o produto é destinado para quem busca prazer e não está preocupado com comparações ou competições. Apenas para uma idéia, estima-se potência de 65 cv, final 180 km/h e 0 a 100 em 5 seg.

COM QUEM CONCORRE?

Não há concorrentes diretos no Brasil. Forçando “barra”, bastante diferente e maior, a Triumph Thunderbird Storm que custa R$ 51.690 pode agradar a quem gosta da Forty-Eight”.

COMO BEBE?

Consumo médio cidade/estrada 20 km/l.

COMO FREIA?

O freio, com um disco na dianteira e outro na traseira, é eficiente, mas o ABS tem ação bruta. No câmbio, seis marchas com engates firmes, precisos e ligeiramente pesados. Não há controles eletrônicos para customizar as reações.

COMPORTAMENTO

O motor é dócil e a entrega de potência linear. Fora a suspensão dura, com ciclística leve, boas reações do guidão, agilidade na cidade e firmeza na estrada, a pilotagem é prazerosa em todas as situações. O assento baixo facilita o domínio da máquina, sobretudo nas manobras impulsionando com os pés, tornando-a uma boa opção para os mais baixos ou inexperientes.

ACABAMENTO

Materiais de boa qualidade, componentes bem acabados e montagem primorosa. A pintura do tanque é impecável. Em algumas opções de cores o estilo é o conhecido “metal flaked”, adorado pelos hippies da década de 70 pelo aspecto psicodélico, com flocos de alumínio graúdos e acabamento em várias camadas.

PONTOS POSITIVOS

Estilo

Força

Estabilidade

Pontos negativos

Falta eletrônica

Não leva garupa

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