A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abriu 500 vagas para cursos superiores a distância. Há oportunidades para licenciatura em pedagogia e os de tecnologia em gestões ambiental e de saúde pública, análise e desenvolvimento de sistemas e de sistemas para internet.
As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto, pelo site ceps.unimontes.br, para os municípios onde existem polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São eles: Bocaiúva, Pompéu, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas, Joaíma, Montes Claros, Brasília de Minas, Janaúba, Urucuia e Várzea da Palma.
As provas serão aplicadas em 7 de janeiro de 2018 nos polos escolhidos pelos candidatos no ato da inscrição. Segundo a Unimontes, o processo seletivo contempla o sistema de reservas de vagas e tem caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha e conteúdos específicos.
Oportunidade
Os cursos a distância são uma oportunidade de formação e qualificação de mão de obra. Em meio a um mercado competitivo e de inovação de processos e produtos, tanto a Unimontes quanto a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), utilizando recursos próprios ou parcerias, têm ofertado cada vez mais cursos e atividades virtuais, facilitando o acesso ao nível superior.
Recém-formada em pedagogia no polo da UAB-Unimontes, Núbia Abreu Santos diz que participar da colação de grau e comemorar com amigos e familiares foi uma missão cumprida que fará muita diferença na sua vida profissional. “São 23 anos trabalhando em escolas, apenas com o magistério, e agora a graduação representa um sonho conquistado. Hoje me sinto realizada, querendo prosseguir cada vez mais”.
“Essa trajetória na graduação melhorou a minha formação e o meu currículo. E como a educação é um processo cíclico e contínuo, a pedagogia, como mãe das licenciaturas, veio para aperfeiçoar e complementar o exercício da profissão”, revela o professor Carlos César de Carvalho, que também colou grau na licenciatura.
Qualificação
Com o objetivo de criar oportunidades para melhorar a capacitação profissional, a Unimontes também oferece, sem custo, a pós-graduação de didática e metodologia do ensino superior, na modalidade presencial. A cada ano são ofertadas 40 vagas.
Além desse, no mês passado foram abertas 1,2 mil vagas em oito cursos on-line gratuitos de pós-graduação. O edital contemplou 14 cidades.
Gestão
Também a distância, recentemente a Uemg ofereceu 120 vagas nas pós-graduações em gestão pública e gestão pública municipal. As aulas serão iniciadas neste semestre. Neste ano, a instituição finaliza, na modalidade virtual, as turmas de graduação em administração pública e pedagogia. Mais vagas deverão ser abertas em 2018, após aprovação de novo convênio com o Ministério da Educação, previsto para ocorrer até o fim deste ano.
Cursos de extensão têm destaque na Uemg; há vagas
Os cursos de curta duração têm sido um caminho explorado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Desde ontem estão abertas as inscrições para as capacitações de ‘introdução a EaD’, ‘Moodle básico’, ‘coordenadores de tutoria em EaD’ e ‘Prezi’. As aulas começam em 5 de setembro.
Para este ano, a instituição prevê mais de 500 atividades de extensão. O material pode ser consultado no www.uemg.br/extensao_consulta.php, onde é possível acessar os locais de realização de cada uma delas. Recentemente, foram ofertados cursos de extensão de tricô e fotografia digital, dentre outros, na Escola de Design, e de Libras, na unidade da Uemg em Divinópolis.
Outros destaques são os tradicionais cursos livres de extensão da Escola Guignard, que anualmente oferece à comunidade a possibilidade de estudar e colocar em prática conhecimentos que transitam pelas artes plásticas.
Profissionalizantes
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é outro caminho para a profissionalização com cursos gratuitos. Diversas instituições são parceiras do projeto em Minas, entre elas a Unimontes, que alcança boa parte do Estado em polos descentralizados. Entre as capacitações ofertadas estão assistente administrativo, balconista de farmácia e auxiliar de recursos humanos.
Já os alunos do ensino médio podem, a partir deste ano, fazer cursos do Pronatec Mediotec. Há capacitações presenciais nas áreas de enfermagem, agronegócio e saúde bucal, dentre outros. Pela parceria Unimontes–Mediotec, estão sendo contempladas 19 cidades, entre elas Montes Claros, Brasília de Minas, Francisco Sá, Grão Mogol e Teófilo Otoni.
Outra possibilidade de profissionalização, sem custo para o aluno, é a Universidade Aberta e Integrada de Minas (Uaitec), oferecida por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), com 95 polos de educação a distância. Atualmente são 80 cursos, inclusive de idiomas. O número de matriculados chega a quase 170 mil.