Uno Sporting lança mão de motor 1.4 e adereços para lutar contra populares

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
20/12/2014 às 10:14.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:26
 (Fiat)

(Fiat)

A evolução do Fiat Uno foi além das mudanças cosméticas. Realmente, o carrinho de Betim ganhou recursos incomuns num popular, como sistema Start/Stop para redução do consumo de combustível, além do câmbio automatizado Dualogic. O resto é perfumaria. Andamos no Uno Sporting, dias após termos testado o mesmo carro equipado com a caixa robotizada.    A opção manual está lá para posicionar a versão num degrau de preço abaixo dos R$ 40 mil (ele parte dos R$ 37.190), mas com tempero extra se comparado aos irmãos. Com isso, abusa dos penduricalhos esportivos e motor 1..4 litro de 88 cv para brigar com rivais equipados com propulsores 1.0 como Chevrolet Onix, Volkswagen Up, Ford Ka e Hyundai HB20, que se assemelham na faixa de preço.    Motor e caixa Além do visual invocadinho, o principal argumento do Uno Sporting na sua faixa de preço é o motor Fire Evo 1.4 litro de 88 cv e 12,5 mkfg de torque. Apesar de não o credenciar ao status de esportivo nato, é mais atlético do que a maioria dos rivais 1.0. Destaque para o consumo na ordem de 9,8 km/l em trajeto combinado (urbano e rodoviário) com uso de etanol, mais eficiente do que seus irmãos equipados com motor 1.0.    Suspensão O conjunto de suspensão é o mesmo de sempre, com sistema McPherson na frente e eixo rígido atrás. Mesmo assim, o carro é firminho e com um acerto que permite absorver bem as irregularidades do asfalto. Mas se trata de um conceito focado na durabilidade, e não em performance. Então, não se deixe levar pela emoção só pelo para-choque bocudo e suas rodas “quadradas”.   Interior Por dentro, o Uninho evoluiu. Basta comparar o popular repaginado e a edição que deu origem para saber que ele melhorou. Os materiais são simples e algumas rebarbas incomodam. Mas é preciso lembrar que o Sporting é oriundo de um popular. O reposicionamento dos comandos dos vidros e retrovisores para as portas, a tela de LCD do computador de bordo, o rádio com carinha de iPad e os novos tecidos conferem mais sofisticação ao Uno.   Conteúdo Em sua configuração básica, o Uno Sporting oferece apenas direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos. No entanto, ele permite incluir ar-condicionado, rádio Connect, com entradas USB e auxiliar, leitor MP3, conexão com iPod e Bluetooth para telefonia e compartilhamento de áudio, retrovisores elétricos e terceiro encosto de cabeça e cinto de três pontos para o quinto passageiro. Completinho, ele salta para R$ 44.472.   Brigando com o Samurai Quando se configura o Uno Sporting (manual) com todos os opcionais disponíveis, seu preço salta para perto dos R$ 45 mil. Nessa faixa de preços, surgem diversas opções, inclusives com diferentes tipos de carroceria e até mesmo categoria, como o Nissan March, que também parte dos R$ 37 mil e esbarra nos R$ 44 mil na versão 1.6 SL, que também apela para o visual esportivo. Ele se destaca pelas rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado digital, trio elétrico, rádio/CD com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, motor 1.6 litro de 111 cv. Preço: R$ 43.990.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por