(Iab)
Diante da crise no mercado doméstico de aço, com desaquecimento do consumo e queda acentuada das vendas das siderúrgicas, a Usiminas pretende ampliar seus volumes de venda ao mercado externo.
Segundo o presidente da companhia, Julian Eguren, tradicionalmente as vendas domésticas eram responsáveis por 90% a 91% do total de vendas da Usiminas. Já no atual trimestre, esse percentual caiu para algo entre 75% e 78%. E a tendência é que encolha ainda mais, para algo próximo a 71%.
“Estamos tentando buscar alternativas e mudar a nossa tradição do mercado doméstico para internacional”, disse Julian Eguren, nessa terça-feira (12), após painel sobre Geopolítica do aço, durante o 25° Congresso do Instituto Aço Brasil, em São Paulo.
O executivo, que tomou posse como vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, disse que ampliar o comércio de aço com outros países é a saída para manter o nível de atividade, apesar do câmbio desfavorável. Hoje, a Usiminas está com uma utilização de capacidade entre 75% e 78%. Estão na mira Colômbia, Equador e Peru. “São países que oferecem oportunidades”, disse.
Apertar o cinto
Em um momento de aperto de cintos, uma das estratégias para melhorar a competitividade da companhia é reduzir custos e ampliar o fluxo de caixa. Um dos exemplos citados pelo executivo é a venda de ativos não operacionais, como fazendas e apartamentos.
O presidente da Usiminas disse ainda que precisa que o porto Sudeste entre em operação para que a companhia possa elevar a quantidade de minério de ferro exportada. “Esperamos que isso aconteça no final deste ano ou início de 2015. Aí a Mineração Usiminas vai poder aumentar a sua produção”, informou. De acordo com Julian Egiuren, a Usiminas acaba de finalizar o projeto Friáveis, para aumentar a produção de 8 milhões para 12 milhões de toneladas de minério de ferro. O próximo passo será investir no projeto Compactos, que poderá aumentar a capacidade da companhia para 29 milhões de toneladas de minério de ferro. O projeto, que está em estudo, deverá ser apresentado ao Conselho de Administração da empresa no primeiro semestre de 2015.