Usuário não dá valor, mas conectividade pode salvar vidas

27/03/2016 às 17:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:40

Os sistemas de conexão do automóvel com centrais de atendimento, por telefonia celular ou satélite, estão ganhando terreno e presentes em muitas marcas em todo o mundo. No Brasil, duas fábricas já instalam o sistema em alguns de seus modelos, Ford e GM.


O da GM se chama “On Star”, é um dispositivo eletrônico que conecta o Cruze e o Cobalt a uma central capaz de múltiplas operações. Ele existe desde o ano passado e os primeiros resultados positivos já começam a ser registrados.

O dono de um Chevrolet Cruze em Osasco (SP) teve seu carro roubado. A central foi alertada, passou a monitorá-lo, esperou ser estacionado e bloqueou o funcionamento do motor. A policia foi avisada e três horas depois o carro era devolvido ao dono. A GM esclarece que não se pode resgatar o automóvel sem acionar a polícia.

Outro carro atendido pelo On Star foi um Cobalt em Teresina, no Piauí. O carro sofreu um acidente e os air bags foram inflados. Neste caso, a central do sistema é automaticamente alertada para o problema e avisada de que o carro sofreu um acidente grave pois as bolsas do air bags se abriram.

A Central On Star estabeleceu contato (pelo sistema de som do carro) com o automóvel e entrou em contato com a motorista. Ela confirmou o acidente mas disse estar bem, porém, tinha acabado a bateria do seu celular e ela pediu então à central que comunicasse o acidente para o reboque, a seguradora e o órgão de trânsito. 

Caso a motorista não estivesse em condições de responder à chamada do sistema, ele teria providenciado socorro médico imediatamente. E teria fornecido a localização do automóvel pois tem acesso ao GPS instalado junto com o On Star.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por