Estado espera o repasse de imunizantes pelo Governo Federal
Atualmente, o imunizante está disponível para o público-alvo de 6 a 14 anos em Minas (Divulgação / PBH)
O Governo de Minas não descarta ampliar, ainda este ano, os municípios e a idade do grupo que vão poder receber a vacina contra a dengue. A medida, porém, depende do Governo Federal, informou o secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti
Atualmente, o imunizante está disponível para o público-alvo de 6 a 14 anos em Minas. Em alguns municípios, a idade chegou a se ampliada, temporariamente, no início do ano por conta de doses que estavam próximas do vencimento.
“Para este ano teremos um aumento de municípios e talvez de idade. Ainda não temos a previsão, pois depende da entrega da vacina para o Governo Federal, que irá repassar para a gente. Mas ainda não nos falaram. Iremos conversar sobre isso em Brasília”, complementou o secretário.
O Governo de Minas trabalha com uma vacinação ainda mais abrangente para 2026 e 2027. Com a liberação da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, a expectativa é que sejam liberadas 9 milhões de doses para aplicação em Minas já no fim do ano, para 2026.
Em 2027, esse número deve aumentar, chegando a 50 milhões de imunizantes em dose única, segundo o secretário.
“Provavelmente nos próximos dois anos falaremos muito menos de dengue porque teremos uma população ainda mais protegida pela vacina”, finalizou Baccheretti.