Vacina para bezerros contra aftosa será distribuída na próxima semana

Jornal O Norte
30/01/2007 às 09:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:56

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), órgão do governo do Mato Grosso do Sul, Roberto Bacha, afirmou hoje que as vacinas para imunização dos bezerros criados em 14 municípios de fronteira do Estado contra febre aftosa serão distribuídas a partir da próxima semana. Além das fazendas, as doses serão distribuídas em assentamentos e colônias indígenas. A vacinação ocorrerá entre 1º de fevereiro e 15 de março.

O calendário prevê imunização dos rebanhos nos meses de maio e novembro e a aplicação de dose extra foi definido na semana passada como estratégia para tentar convencer a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a reconhecer o Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação. O rebanho local perdeu esse status em outubro de 2005, depois de confirmados casos da doença no sul do Estado. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), a OIE vai se posicionar sobre o assunto no próximo dia 31.

Bacha lembrou que a vacinação no Paraguai começou no dia 15 de janeiro. A retomada do status sanitário foi um dos assuntos discutidos hoje em reunião realizada entre Bacha, pecuaristas, representantes de sindicatos rurais e o secretário de Defesa Agropecuária, informou a assessoria de imprensa da Famasul. Para Maciel, enfrentar o problema do Mato Grosso do Sul depende de ações conjuntas entre os estados e também países.

- Através do Plano Geral de Fronteiras vamos monitorar via satélite todos os municípios de fronteira, com informações sobre o tráfego de animais dos países vizinhos - afirmou.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por